ronperlim

Um todo constituído das leituras do mundo e dos livros.

Ronaldo Pereira de Lima

Professor, escritor, blogueiro. Autor dos livros Agonia Urbana(prosa poética), Laura (Prêmio Alina Paim/infantojuvenil),
A menina das queimadas (infantojuvenil) e Viu o home? (crônicas). Para saber mais, acesse: ronperlim.com.br/

  • 5cc58c32-1d27-4bb9-b674-04e162e84073.jpg
    Tarja Preta

    O texto demonstra como as pessoas lidam de forma diferente em determinadas situações, muitas vezes chegando ao extremo. Nessa chegada, afetam as suas vidas, as dos que estão próximos e deixam claro que não se deve brincar com os sentimentos alheios.

  • ronperlim.com.br.png
    O relógio

    O texto fala de lembranças e como objetos podem nos remeter a elas. Nessa história, o objeto é o relógio. Ele faz a personagem lembrar das coisas boas e ruins que aconteceram e acontecem na vida, seja dela ou de outras pessoas. Mas, o mais importante é como uma terceira pessoal foi capaz de tirá-la daquele estado de espírito. Leia e descubra.

  • escrever - ronperlim.com.br.jpg
    Qualquer um aprende a escrever
    Muita gente acha que escrever é um privilégio de alguns. Isso não passa de bobagem. Também há gente escrevendo desabafo por aí e se sente escritor. O texto escrito por Ron Perlim deixa claro que a escrita nasce das percepções, das sensações e a prática da leitura e da escrita defini que tipo de escritor você será...
  • ronperlim.com.br - Edra.jpg
    Sistema de cumplicidade
    Este artigo abre a discussão sobre o sistema político do Brasil. Segundo o autor, "O sistema é péssimo, pois, abriu e abre espaço para que todo tipo de gente chegue ao poder. Ele facilita e pari a corrupção. Nesse sistema, o político acusa o eleitor de vender o voto e o eleitor acusa o político de não fazer nada por ele. E nisso, nosso país vive procriando políticos de toda espécie. Exemplo disso é o que estamos vivenciando em nossos dias".
  • INTERNET OU VIDEO GAME.jpg
    Ele não tava nem aí
    Inácio tem paixão pelos games e por informática. Isso complica sua relação com Alane, com quem é casado. No decorrer do texto, fica implícito que ele faz isso por que não a quer mais ou por que preferiu uma love doll?
  • divorcio.jpg
    Não sabia até quando aguentaria
    O texto demonstra como muitos casais não sabem lidar com as dificuldades e como a ausência do emprego pode afetar as suas vidas amorosas.
  • Casamento.jpg
    Quero ver até quando isso durará?
    Quero ver até quando isso durará? instiga o leitor a refletir se o amor resiste ante as dificuldades cotidianas de um jovem casal. Um convite interessante para a reflexão.
  • compra_de_votos_.jpg
    A pequena e a grande corrupção
    O autor mostra em seu texto que a grande corrupção tem como embrião a pequena. Ele define esta de comércio eleitoral, como ela é ignorada pelos meios de comunicação, pelas instituições. Que nada é feito para combatê-la. O autor abordar o tema com um olhar diferenciado quando o tema é a corrupção.
  • imagem.php.jpg
    Sem hora para chegar
    Sem hora para chegar narra as angústias e aflições de uma adolescente que sofre por causa do processo de alcoolismo da mãe. Por isso, toda a responsabilidade doméstica recai sobre ela. Sobrecarregada, encontra em Sandra, sua amiga, um esteio para levar a vida e sorrir em alguns momentos da vida.