rubinho borges

Falando sobre as coisas da vida

Eustáquio Borges

Apaixonado por textos desde criança. Acha que escrever é deixar a alma voar para a mente não enlouquecer.

Nana Caymmi E Nada Mais!

Não sabe que rumo tomar na vida? Ouça Nana Caymmi. Está sofrendo por amor? Ouça Nana Caymmi. Bateu saudades da época em que você era criança e tinha sua avó para te mimar? Ouça Nana, ouça Nana, ouça Nana. Nana Caymmi é aquela cantora que tem o dom de te animar, te consolar e parece que está do seu lado na cama te ninando. Com uma vasta discografia e carreira iniciada em 1960, Nana é tudo o que você precisa e nada mais.


size_810_16_9_show-de-nana-caymmi-em-ilheus.jpg

Quem teve o prazer de ter uma avó durante a infância, sabe como é bom ouvir aquela voz acolhedora, sentir o aperto de um abraço e receber o amor de mãe duas vezes mais forte. Se existe algo ruim na infância é que ela acaba, nós crescemos e vamos esquecendo as coisas boas. Na verdade é o tempo quem faz isso conosco. O mesmo tempo que nos traz coisas boas, também é o mesmo que nos tira momentos incríveis e os faz ser apenas lembranças, às vezes detalhes esquecidos em alguma gaveta do coração. O tempo também tem esse hábito ruim de tirar de nós pessoas incríveis como as avós. Para nossa sorte, temos como reviver o tempo passado de diversas formas e, uma delas, é ouvindo Nana Caymmi.

Nascida Dinair Tostes Caymmi em 29 de abril de 1941, Nana Caymmi deveria receber o título de avó de todos nós. Não só pelo seu jeito doce que nos remete àquele tempo em que éramos mimados por nossas avós com todo tipo de guloseimas e afetos desmedidos, mas sua voz é aquele consolo que nosso coração precisa quando a gente só quer esquecer o mundo lá fora e se sentir seguro e amado.

Selecionei, apesar da difícil tarefa, três músicas na voz dela que vão te fazer ter certeza que Nana Caymmi é tudo o que você precisa nos momentos em que seu coração quiser conforto e seus ouvidos vão agradecer pelo carinho.

Para começar, temos Nana falando com o tempo. O tempo é sempre o mesmo. Implacável. Nós é que temos que aprender a lidar com ele, enfrentá-lo. É preciso lembrar que o tempo que transforma o suco de uva em vinho é o mesmo que transforma o vinho em vinagre. Os mesmos elementos em reações diferentes. A vida nem sempre vai ser fácil, somos as uvas que são pisoteadas e sofrem caladas, aguentam os efeitos do tempo e se transformam em vinho, mas podemos decidir ficar fechados e virar vinagre. Se não aprendermos a lidar com o tempo, deixamos de ser algo bom e viramos algo estragado.

Vai, confessa. Você já ficou olhando pro nada e pensando por que algumas coisas ruins aconteceram com você. Não tenha vergonha, todos já fizeram isso. É algo saudável e, a partir da reflexão sobre a dor, podemos virar vinho e nos recusarmos a ser vinagre.

Em "Resposta Ao Tempo", de autoria de Cristóvão Bastos e Aldir Blanc, Nana briga com o tempo e prova que podemos morrer de amor pra reviver. Relativamente grande (a música tem quase seis minutos de duração), essa música serve para que possamos colocar a "cabeça no lugar" e ter a certeza que, não importa qual seja o problema, tudo passa com o tempo, nós vamos superar, amadurecer e esquecer.

E se ouvir Nana nos momentos difíceis ajuda a acalmar, pode ter certeza que ela também vai entender que você está sofrendo por amor. Em "Não Se Esqueça De Mim", música de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, a interpretação de Nana não vai te deixar sozinho com o término de namoro. E, se nem tudo é eterno, o melhor é desejar o melhor e continuar.

A segunda música que escolhi já é, só pela letra, um clássico para os que sofrem com problemas do coração, e na voz pequena e baixa de Nana a música fica com aquele ar intimista e de quem ainda ama, mas não pode continuar junto. Todos os que já sofreram por amor sabem que não há muito o que fazer além de chorar e esperar. Acredite, se temos que sofrer, a melhor forma é ir, aos poucos, acalentando o coração. Essa versão da música vai ser o seu ombro amigo nesses momentos.

Ainda não está convencido de que para todos os momentos da sua vida você só precisa parar um pouco e se permitir relaxar e aproveitar a beleza e delicadeza da voz de Nana Caymmi? Então, para terminar essa mini seleção, ouça a canção de ninar que Nana canta com seu pai, Dorival Caymmi, "Acalanto".

O trabalho está te pressionando muito? A vida anda muito rapidamente e você só quer um tempo seu? Permita-se um carinho, um chamego de avó. Essa interpretação da música composta por Dorival para sua filha Nana vai te dar a sensação de que você está em braços seguros e protegido do mundo.

Ficou com gostinho de quero mais? O repertório de Nana Caymmi é um dos melhores do cancioneiro nacional, tem interpretações incríveis, como "Fascinação", "Suave Veneno" e "Lembra De Mim". Cada canção na voz dela pode até não resolver seus problemas, mas vai te proporcionar momentos únicos de felicidade. Aproveite e escute sem moderação!


Eustáquio Borges

Apaixonado por textos desde criança. Acha que escrever é deixar a alma voar para a mente não enlouquecer..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Eustáquio Borges