rubinho borges

Falando sobre as coisas da vida

Eustáquio Borges

Apaixonado por textos desde criança. Acha que escrever é deixar a alma voar para a mente não enlouquecer.

Cinco motivos para você começar a ouvir música clássica

Você não precisa ser um gênio para ouvir e gostar de música clássica. Apenas se permita mergulhar num mundo novo e totalmente fascinante.


Classical-Music-Wallpaper.jpg

No Brasil, o dia 5 de março, data do nascimento do maior compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, é o Dia Nacional Da Música Clássica. E não, não vem textão sobre o assunto! Talvez um dos motivos da música clássica não ser tão popular no Brasil seja o fato de estar associada a muita informação, à falsa necessidade de se ter que passar horas estudando para entender e só então gostar dela. Por esse motivo, as informações nesse texto sobre as músicas e seus intérpretes são mínimas, afinal, o mais importante é sentir, e, se você não conhece muito e acha que isso é coisa de gente velha ou chata, você deveria dar uma chance aos clássicos.

Selecionei cinco músicas que talvez te façam começar a escutar. Mas, tire duas coisas da sua cabeça: ouvir música clássica não te fará ser o esquisitão da firma e também não te fará uma pessoa mais inteligente ou superior às outras. Escutar música clássica só vai te dar o prazer de refinar seus ouvidos e abrir sua mente para uma cultura que pode te ser muito diferente.

Então, para começar, escolha um lugar calmo, um momento em que você esteja mais relaxado e se permita ficar encantado com algumas das obras primas mais "deliciosas" da música mundial. Seu ouvido vai agradecer.

1_ Maria Callas: O Mio Babbino Caro

Se for pra começar com alguma coisa que seja logo pelo melhor. Maria Callas é a mais famosa e, atrevo-me a dizer, a melhor cantora lírica de todos os tempos. Suas interpretações têm o peso dramático e a sensibilidade de quem sentiu grande parte do que cantava. Com uma vida conturbada - problemas com a mãe, com o peso e nunca conseguir ser feliz no amor -, ela é o melhor "Abre Alas" para quem quiser começar a ouvir música de qualidade. Aqueça seu coração ouvindo essa pequena ária que te levará, por dois minutos, ao paraíso e entenda por que Callas é conhecida como "La Divina"

2_ Luciano Pavarotti - Nessun Dorma

Provavelmente o tenor mais conhecido do mundo, Luciano Pavorotti merece todas as críticas positivas que recebeu. Com certeza, ninguém além dele deveria cantar "Nessun Dorma". Morto em 2007, sua presença no palco é majestosa, mesmo em vídeos. "Que ninguém durma"

3_ Tuva Semmingsen - Lascia Ch'io Pianga

Em uma interpretação fantástica da cantora norueguesa Tuva Semmingsen, Lascia Ch'io Pianga é uma ária de Handel, ao melhor estilo barroco, você se sente ouvindo um anjo cantar.

4__ Beethoven 9 sinfonia

E por falar em anjo, que tal uma falange inteira cantando para você? É o que acontece quando você ouve a nona sinfonia, dando atenção especial à parte em que um coral musicaliza o poema de Schiller "An Die Freude" e te faz ter "orgasmos" musicais ouvindo sobre a alegria. Depois de já estar acostumado à música, não perca a chance de ouvir todas as sinfonias de Beethoven.

5_ Bachianas número 2 - Trenzinho Caipira

E, para mostrar que o dia da música clássica no Brasil mereceu ser no dia do nascimento dele, Bachianas número 2 do Villa-Lobos, a mais "festiva" de todas as Bachianas, essa canção te faz voltar a ser criança e lembrar de quando você brincava na rua tranquilamente. A propósito, todas As Bachianas merecem ser ouvidas.


Eustáquio Borges

Apaixonado por textos desde criança. Acha que escrever é deixar a alma voar para a mente não enlouquecer..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Eustáquio Borges