rumos

quando não há verbetes para o porvir

Rudson Vieira

..rumos seguem, mesmo em silêncio. Dobrei o horizonte sob os joelhos e ponderei; rumos seguem, mesmo introspectivo.

secreta vida estreita

Pelos dedos escorrem nossos gestos cheios dos conceitos mais secretos sobre nossa identidade. Abster-se da realidade sem fechar os olhos é um ato de fazer a mente respirar, oxigenar sonhos para retornar ao enfretamento diário de situações controversas.


713888_2049_preview.jpg

Afora a diversão e reflexão evidente que evoca o agradável filme "A vida secreta de Walter Mitty" (The Secret Life of Walter Mitty 2013 – James Thurber) em busca da quinta essência da vida, é interessante como ele aborda a fuga. Uma frustrada fuga de si. Sem espelhos. Diante de situações onde se sente castrado de fazer o que vislumbra como ideal, muitas vezes o indivíduo imagina o cenário desejado e ignora o verdadeiro. Trata-se de um processo semelhante ao de colocar sobre um desenho uma folha de papel vegetal com outro desenho... e passar a ver as coisas com esse outro molde.

Dessa forma, criamos moldes aceitáveis e os aplicamos sobre a realidade para assim conseguirmos vivenciar dessabores cotidianos. Entretanto, este comportamento atrofia nosso potencial em transformar desafios e obstáculos em metas superadas, conquistas rumo à satisfação ou felicidade. A vida secreta de cada um se estabelece nos signos que nos constituem. Nas marcas físicas e morais. Nas palavras não ditas, nos silêncios velados em olhares, nos gestos que passam por despercebido, como o vento a tocar a face.

f839dbdee8ac922d9e91bb787bf19cf5.jpg

A narrativa proposta no filme nos faz ainda repensar a relevâncias das coisas e como agimos para nos aproximar, nos afastar ou sobrepor a elas. Seja a partir da captura com a retina (e não com a câmera) de uma imagem rara e bela (mais uma forte, subliminar e grande reflexão do fotógrafo interpretado por Sean Penn), seja na busca pelo amor sincero e pleno, pela autoafirmação, pela real valorização das coisas (mensagem recorrente em um tempo em que a sociedade torna tudo descartável e superficial). Buscamos diariamente o refrigério necessário para lidar com nossas mazelas.

A estreita trajetória percorrida sobre o fio da navalha chamada realidade acaba por determinar o desfecho de nossas vidas após o fim dos créditos do filme.


Rudson Vieira

..rumos seguem, mesmo em silêncio. Dobrei o horizonte sob os joelhos e ponderei; rumos seguem, mesmo introspectivo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @obvious //Rudson Vieira
Site Meter