sagrado humano

antes de chegar ao nada, o caminho é essencial

Priscila Fernandes

De todas as opções que busquei, hoje estou voltada para educação e terapia dentro do contexto da Filosofia Oriental. Escrever sobre o que me faz bem é retribuir aos que partilharam seus conhecimentos comigo

Dr. Estranho e a real busca pela espiritualidade

O entendimento de que não existe um mantra secreto para resolver todos os problemas, que o aluno precisa pedir para ser ensinado, que a real magia está na linha tênue do tempo entre o bem e o mal que talvez nem existam. O resto é só efeito especial.


Quem nunca esperou por um milagre, no qual tivesse suas preces mais improváveis prontamente atendidas? Quem nunca buscou um caminho espiritual a espera de um mantra secreto que resolvesse todos os problemas? Quem nunca se dedicou a práticas e estudos a espera de poderes mágicos?

dr estranho cena 2 marvel.jpg

Dr. Estranho parte em sua busca por uma cura milagrosa quando sua fé na própria ciência se mostrou inútil. Digo fé, porque esperar que a ciência compreenda todos os mistérios da vida e resolva todos os problemas é uma crença tão grande quanto em qualquer religião. O dogma está lá também, se observar de perto. Como os gênios intelectuais que são contrariados pelo destino, Dr. Estranho atravessa o mundo vestido na mesma carcaça de arrogância e petulância que usava em seu mundinho profissional.

Um cirurgião desesperado ao ver-se sem a firmeza de suas mãos, situação na qual é impedido de prosseguir com sua vida profissional. Após passar, ele próprio, por uma cirurgia e acreditando que teria feito melhor; ao ver seu mundo ruir, já que não tinha construído para si nada além de sua carreira tão bem sucedida.

Aos que, em sua dor, têm a sorte de encontrar um verdadeiro mestre, terão que curvar seu ego, aceitar disciplinas que ultrapassam a compreensão intelectual e se jogar nos estudos. Uma relação muito difícil de confiança deve ser estabelecida neste ponto, pois o mestre ensinará seu discípulo aos pouco, conforme estiver pronto, o que significa que o discípulo permanecerá ignorando muitas coisas e, provavelmente, projetando seus medos na imagem do próprio mestre.

Em um segundo momento, ainda mais difícil, vem a compreensão de que o mestre não é perfeito e que teve difíceis escolhas ao longo da vida, nem todas certas, afinal, é apenas humano. Se o ego não estiver flexível e a confiança consolidada, neste ponto o rompimento pode não ser apenas com um mestre, mas com a própria espiritualidade.

dr estranho cena marvel.jpg

As experiências podem ser incríveis, incluindo viagens coloridas de caleidoscópios psicodélicos através de um universo infinito. O estudo é, sem dúvida, encantador e promove mudanças profundas. Este processo é longo e depende de uma ruptura com o conhecimento prévio, é necessário criar um vazio e esquecer o que se achava que conhecia anteriormente. O controle da mente, assim como a capacidade de não se identificar com os pensamentos não é apenas importante, como necessária. Porém, o verdadeiro aprendizado está além, vem de uma sensibilidade que não pode ser estudada ou praticada, mas que nasce com outros estudos e práticas. Nasce com uma mudança cognitiva, com a oportunidade de ver o mundo de diferentes formas, com a vontade real e pura de sentir, independente de milagres ou privilégios.

Um filme sobre o herói que somos, a magia que temos e um mundo de possibilidades de estudos e dedicação, para uma viagem interior que é tão grande quanto o próprio universo. O motivo da busca, cada um terá o seu, a seu tempo. O resto é só efeito especial!


Priscila Fernandes

De todas as opções que busquei, hoje estou voltada para educação e terapia dentro do contexto da Filosofia Oriental. Escrever sobre o que me faz bem é retribuir aos que partilharam seus conhecimentos comigo.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Priscila Fernandes