serendipismo

As melhores descobertas são feitas ao acaso.

Juliana Fiúza

Sou guia de turismo, tenho 21 anos e moro no Rio de Janeiro. Faço parte de dois projetos: RJ Free Walking Tour e Vou Pra Onde?. Fui estagiária no Palácio Guanabara e ganhadora do Talentos Sesc Senac 2016.
Tenho um podcast sobre história e cultura do RJ, sou da Corvinal, apaixonada por livros, Tom Jobim é meu artista favorito e torço para o Borussia Dortmund.

  • 445023102_1280x720.jpg
    Tempos Modernos e a Ilusão de Viver

    Isso me lembra o que Tom Jobim disse ao ser entrevistado por Clarice Lispector em 1968: Será que hoje em dia as pessoas estão lendo como eu lia quando garoto, tendo hábito de ir para a cama com um livro antes de dormir? Porque sinto uma espécie de falta de tempo da humanidade….

  • 2013012565151.jpg
    A Volta do Flaneur ao Rio de Janeiro

    “Graças ao olhar flaneurístico (se é que essa palavra existe) de grandes escritores, como Joaquim Manuel de Macedo, Machado de Assis, João do Rio e Lima Barreto, podemos desvendar os segredos muito além das belas montanhas da cidade. Eles nos presenteiam com uma literatura única, capaz de nos fazer enxergar e sentir o Rio de Janeiro. Seja na magia de uma rua, na melancolia de um prédio abandonado ou no ir e vir dos cariocas. E nos ensinam que o mais primitivo dos meios é sempre o melhor. O bom e velho caminhar.” – Ricardo Amaral

  • 89392f2c9e50ae29f734d0255a7ef454.jpg
    A Arte de Ser Um Bolseiro

    Apesar das dificuldades e imprevistos, Bilbo, e seu sobrinho, Frodo, realizaram feitos jamais esperados de seres pequenos, rurais e indefesos como eles. E tudo isso porque disseram “sim” ao inesperado.

  • Monica-Geller-monica-geller-34204040-1899-2432.jpg
    Sejamos Todos Monica Geller

    F.R.I.E.N.D.S é uma aclamada sitcom que trouxe ao mundo seis distindos e icônicos personagens, dentre eles, Monica Geller, uma mulher que possuía uma personalidade incrível e que nada tem a ver com sua mania de limpeza, organização e sua necessidade de sempre estar certa. Monica, acima de tudo, queria ser feliz e fez um pacto consigo mesma de que não aceitaria nada menos para sua vida, do que a felicidade.

  • tumblr_md8ko8qw2Z1rcpa3go1_500.gif
    Tom Jobim: cantando aforismos

    Meu objetivo nesse artigo não é falar sobre a vida pessoal de Jobim, nem muito menos de sua carreira, mas sim, das lições de vida e aforismos que Jobim magistralmente cantava entre os embalos suaves e calmos de seu piano e violão. De todas as obras-primas selecionei quatro músicas que tocam o coração e alma, além de ensinar o que é viver.

  • Tiradentes.jpg
    7 Coisas Que Não Te Ensinaram Na Aula de História

    Já parou pra pensar na possibilidade da história do seu país ir mais além do que lhe ensinaram? Pois é verdade. Neste artigo destacarei as sete maiores curiosidades que, ou nos foram contadas de forma deturpada, ou nos foram omitidas. A história do Brasil vai muito além dos livros didáticos que nos passam e é muito mais divertida e interessante do que nos fazem acreditar, ou muitas vezes, tentam.

  • Frank-Sinatra.jpg
    Frank Sinatra: Três Grandes Lições de Vida

    Considerado ícone da cultura americana, Frank Sinatra atravessou gerações e sobreviveu a várias revoluções na música, desde o rock n' roll à era hippie; mas ele foi além disso. Como ninguém, viveu a vida à sua maneira, deixando além de um legado cultural incomparável, três grandes lições de vida.

  • o-DAVID-BOWIE-READING-facebook.jpg
    A Literatura na Música de David Bowie

    O “camaleão do rock”, David Bowie, apesar de nunca ter entendido o motivo de ser chamado assim, colecionou sucessos e mudou o mundo da música desde seu primeiro hit, Space Oddity. O que muitos não sabem é que grandes sucessos do cantor foram inspirados em sua segunda maior paixão: a literatura. Neste artigo você descobrirá as influências mais impactantes que a literatura desempenhou de forma genial na carreira de Bowie.

Site Meter