serendipismo

As melhores descobertas são feitas ao acaso.

Juliana Fiúza

22 anos, carioca, guia de turismo regional, ganhadora do Talentos Sesc Senac 2016, estudante de Design Gráfico, autora e fotógrafa amadora, adepta profissional do flaneur; apaixonada por livros.

Sejamos Todos Monica Geller

F.R.I.E.N.D.S é uma aclamada sitcom que trouxe ao mundo seis distindos e icônicos personagens, dentre eles, Monica Geller, uma mulher que possuía uma personalidade incrível e que nada tem a ver com sua mania de limpeza, organização e sua necessidade de sempre estar certa. Monica, acima de tudo, queria ser feliz e fez um pacto consigo mesma de que não aceitaria nada menos para sua vida, do que a felicidade.


Friends é uma aclamada sitcom que trouxe ao mundo seis distindos e icônicos personagens, dentre eles, Monica Geller, uma mulher que possuia uma personalidade incrível e que nada tem a ver com sua mania de limpeza, organização e sua necessidade de sempre estar certa. Monica, acima de tudo, queria ser feliz e fez um pacto consigo mesma de que não aceitaria nada menos para sua vida, do que a felicidade.

d9a97987e4ef7cf08f64298ec917eefd.jpg

O motivo de escrever sobre Monica, é minha identificação com a personagem, em todos os sentidos, e acredito que não sou a única. Desde que era criança, Monica imaginava como seria seu casamento, sua família, seu marido...Ela tinha a exata imagem em sua cabeça e cresceu em busca disso. Mesmo tendo sofrido bullying no ensino médio, ela cresceu uma mulher forte, madura e comumente era procurada para resolver os problemas do grupo, além de ser sempre a anfitriã.

636054079686813037-1307780721_Hostess.gif

O perfil que Monica procurava: um homem culto, maduro, com uma vida estável e uma carreira de sucesso se concretizou na segunda temporada, com a chegada de Richard Burke. A personificação do sonho de Monica. O relacionamento deles, desde o início, era a utopia de Geller, como Phoebe dizia: ele era alguém que nunca roubaria o vento de Monica. Mas o que ninguém podia esperar, muito menos Monica, é que o maior sonho dela não poderia ser realizado se ela escolhesse ficar com ele, que era ter filhos. Ela descobre então que o que pensou ser o mais importane, encontrar alguém com as características e qualidades que ela buscava, alguém que ela amasse, não era o suficiente. Não é facil decidir se vale a pena ou não abrir a mão de um sonho tão grande por alguém. E nesse momento ela mostra todo seu comprometimento com sua própria felicidade, sabia que por mais que Richard fosse a personificação do homem que buscava, ela não poderia realizar com ele seu maior sonho, algo faltaria, e assim, resolve romper e ir atrás de sua felicidade completa. Por mais que fosse difícil...

tumblr_n87c3mJJE11rkhawco1_500.gif

Monica entrou em colapso após o término, tudo a lembrava de Richard e por muitas vezes se colocava em situações que trouxessem a ilusão de estar perto dele, como fumar seu charuto. Ela demonstrou seu lado inseguro, onde se perguntava o tempo inteiro se havia tomado a atitude certa, o apoio dos amigos foi fundamental, e apesar de ter tido uma recaída, ao resolver ser "amiga" dele, percebeu que eles dois nunca dariam certo, e realmente teve que seguir em frente, com muita coragem, sem se esquecer que sua felicidade era o seu maior compromisso. Ela tentou ir atrás daquilo que não pode ter com Richard, um filho, e escolheu a inseminação artificial, mas Joey acabou a fazendo enxergar que mesmo assim, alguma coisa faltaria, que seria o homem ideal, e da mesma forma, ela não seria feliz. Com o tempo, ela cometeu alguns tropeços, como Julio e Timothy Burke, e um acerto, que foi o Pete. Era alguém que se encaixava no perfil de Monica, mas mais uma vez, o destino mostrou que ele não era a pessoa certa para ela, o sonho de ambos se conflitou. Monica, com coragem, seguiu sem frente, mais uma vez.

Monica_and_pete.png

Mas a paciência e a fidelidade à seus propósitos recompensaram Monica na quinta temporada, quando Chandler saiu da friendzone, que aos poucos ele tentava quebrar desde o final da terceira temporada, quando começoua a investir na amiga, com brincadeiras sutis e não tanto sutis como o famoso: se eu fosse o último homem na terra. A amizade dos dois era forte, aos bons observadores, mesmo quando os dois estavam em silêncio, havia algo que os envolvia.

tumblr_inline_mo6hknqrNL1qz4rgp.gif

Eram amigos desde a adolescência, e naquela época, Monica nutria uma paixão por ele, e em flashbacks da série, descobrimos que um dos motivos de Monica ser chef foi o elogio de Chandler à sua comida. Mas o especial na relação dos dois é que quando se tratava de relacionamentos, Chandler era sempre o alvo de críticas de Monica, ela enchergava no amigo alguém extremamente crítico, medroso quanto à compromissos, atrapalhado e que falava demais. Além disso, ele era infantil, sarcástico e inconsequente, não possuia nenhuma qualidade que Monica buscava, ele era, de certa forma, a personificação de muitas coisas que ela odiava. Mas foi dessa forma que Geller, e todos nós que acompanhamos a série, descobrimos o que é mais importante quando se trata de conhecer um parceiro: não importa quem ele é quando o conhecemos, mas sim, quem ele quer ser por nós.

Chandler-Monica-monica-and-chandler-26468910-500-281.gif

Foi com dificuldades que Chandler e Monica se ajustaram um ao outro, mas o amor que crescia neles era enorme, as dificuldades pareceriam superáveis comparado à ideia de ficarem separados, até que chegamos ao ponto do relacionamento em que Monica se viu no mesmo embuste que esteve com Richard, não importando se os motivos de Chandler eram diferentes, eles mostrou que estava disposto à superar seus medos por Monica, o sonhos dos dois se tornou um só. Quando o amor é verdadeiro ele tem esse poder, de unir verdadeiramente duas almas, tornando a prioridade a felicidade do outro. Diferente de Richard, Chandler casou porque queria e planejou sua vida com Monica porque se tornou sua vontade a cada mês que passava ao lado dela, e Monica, por outro lado, aprendeu a máxima do amor que deve sempre viver em nossa mente: não devemos procurá-lo, pois ele se esconde nos lugares menos esperados, mas chega na hora certa.

Monica teve a coragem de recusar o que não lhe faria feliz completamente, com paciência e muita vontade de recomeçar ela caminhou cada passo em busca de sua felicidade até chegar no fim do caminho e encontrar Chandler, o amigo que era o avesso do homem ideal, e acabou se tornando o protagonista de sua felicidade.

tumblr_objmnlX4IM1r62mtoo1_500.gif

E mesmo quando o maior sonho de Monica, ter filhos, foi ameaçado, Chandler demonstrou o quanto compartilhava daquele sonho e lutaria ao lado dela para que realizassem. Muitas vezes, por medo de ficarmos sozinhos, nos colocamos em relações não frutíferas e que no final das contas, apenas nos atrasam, além de deixarem profundas cicatrizes. Se você já passou por isso, ou quando passar, se lembre de Monica e seja fiel àquele sonho que você não pode abrir mão, e nunca o solte até que encontre alguém que o realizará com você, não porque tem que fazer isso, mas porque ele também assim o quer.

Monica-Geller-monica-geller-23678378-500-500.png


Juliana Fiúza

22 anos, carioca, guia de turismo regional, ganhadora do Talentos Sesc Senac 2016, estudante de Design Gráfico, autora e fotógrafa amadora, adepta profissional do flaneur; apaixonada por livros. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Juliana Fiúza
Site Meter