sobre as coisas mundanas

Um olhar desapegado sobre o mundo e os mundanos

Pedro Magyar

"Não apenas estamos no mesmo barco, como todos sentimos enjoo". - Chesterton

  • filha3.jpg
    FILHA, NESTE DIA...

    ...gostaria de poder expressar como viver, mas não há uma regra ou solução mágica que poderia lhe ceder. Apenas conselhos que seu pai poderia lhe passar, não de quem sabe tudo sobre o mundo, mas também não é alguém que nada sabe, estou a trabalhar para poder amealhar mais experiência. Bem, aqui está um pouco do que quero compartilhar:

  • je03.jpg
    JESUS E SOCIEDADE: QUAL É A MENSAGEM?

    Superando a religião, Jesus mostrou como a convivência deve se dar no dia a dia, formas tais que permeiam a sociedade e sua dinâmica. Não há como ser humano sem ter empatia, essência intrínseca e natural do ser. Caso contrário a mensagem de Hobbes suplantará nosso próprio entendimento, e seremos todos lobos!

  • marx1.jpg
    ESCLARECIMENTO SOBRE MARX: ELE ERA CAPITALISTA!

    Desqualificam marxistas por estarem insertos na sociedade capitalista atual. Mais que normal um comunista de iPhone ou a esquerda caviar! Quem quer mudar, tem que conhecer e saber o que mudar.

  • mae1.jpg
    Por que mãe?

    Ser mãe e saber o que se espera disso? Ser mãe e não ter a mínima ideia do que é isso? Hoje a sociedade é coberta por entendimentos construídos com o passar do tempo, os quais, por muito, atravessam qualquer perspectiva do paraíso em que se entrará ao ter um filho, sendo que a realidade é completamente diferente. Sejamos realistas, ser mãe é complicado!

  • inflex9.jpg
    INFLEXÕES MUNDANAS E BRASIL!

    Pincelando fatos históricos pontuais, percebe-se que aqueles que trouxeram inflexões no caminhar foram os que, pelo menos, representaram resistência, conflito, pancadaria e morte! E o que vai ser para o Brasil?

  • inst4.jpg
    AS INSTITUIÇÕES ESTÃO FUNCIONANDO?

    Muito se diz por aí que as instituições democráticas no país estão funcionando como nunca! E a justificativa é que há processos criminais andando e processos de impedimento na toada de corrida. Será que funcionam mesmo?

  • confucio 1.jpg
    A POLÍTICA QUE VEM DO ORIENTE - CONFÚCIO

    Por vezes somos instados a olhar apenas ao eurocentrismo como fonte de filosofia, principalmente política, tomando como máxima de que toda construção é oriunda do ocidente. Enganamos nossas teses quando há o descarte sumário do pensamento que existiu, por muito antes, no oriente próximo ou longínquo, dando origem a muito do que se estuda hoje.
    Abramos nossos olhos para o que está oculto debaixo da filosofia ocidental!

  • BRASÍLIA-POR-DO-SOL.jpg
    SOBRE "BRASÍLIA: CIDADE ONDE VIZINHOS NÃO TRANSAM"

    No momento em que se concatena um fato acontecido em uma cidade à prática ou não de sexo, se está tergiversando sobre o que é preconceito e discriminação.

  • isla13.jpg
    DESMISTIFICANDO O ISLAMISMO (PARTE 2)

    O islamismo é tratado como uma crença irrefutável no quesito desagregador e destrutivo, sendo usado como argumento para os pretensos intentos de ataques terroristas e "guerras santas". Na verdade, o islamismo é a crença daqueles que prezam a vida e a simplicidade da busca por Deus (Alá), não havendo nada de novo, apenas um reinterpretação das práticas já existentes na época.

  • isla6.jpg
    DESMISTIFICANDO O ISLAMISMO (PARTE 1)

    O islamismo é tratado como uma crença irrefutável no quesito desagregador e destrutivo, sendo usado como argumento para os pretensos intentos de ataques terroristas e "guerras santas". Na verdade, o islamismo é a crença daqueles que prezam a vida e a simplicidade da busca por Deus (Alá), não havendo nada de novo, apenas um reinterpretação das práticas já existentes na época.

  • jirau3.jpg
    O conto de Jirau: ceifando esperanças

    O documentário Jaci - Sete Pecados de uma Obra Amazônica - mostra a ação marcante da construção da usina de Jirau, em Rondônia, e o que esse fato trouxe de bom para aqueles que fazem tudo acontecer. Um distrito acolhedor, que vivencia os problemas mais crônicos desse tipo de obra. Enchentes, ausência de condições básicas de subsistência e falta de bom senso!

  • ano_novo1.jpg
    Para 2016 e o resto da vida

    Por que desejar coisas no dia 31 se nós precisamos dessas "coisas" todos os dias de nossa vida? A demarcação do tempo é limitador da mudança, e sem ela, talvez fossemos um pouco melhor!

  • stalin2.jpg
    Política moderna matricida: as ideologias assassinadas

    Direita, esquerda ou centro? Como a política moderna assassina as ideologias que lhe deram vida.

  • cruzada12.jpg
    A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

    Em 1095 um Papa professando a religião católica conduz milhares de fiéis à guerra santa, visando a recuperação de alguma cidade no meio do deserto. Hoje, um fanático professando a religião muçulmana conduz milhares de fiéis à guerra santa, visando a destruição de alguma cidade no meio da Europa. Em comum, pessoas que não têm nada a ver com isso.

  • Max Aub.jpg
    Max Aub e a humanização do crime

    A criminologia foi desenvolvida por Lombroso para definir, de forma objetiva, fisicamente as características de alguém que tem propensão a cometer crimes, gerando uma classe especial de pessoas. Diferente da teoria lombrosiana, Max Aub mostra que aqueles que praticam delitos são tão humanos quanto os humanos.

Site Meter