sobre filmes e lobos

Cinema e outras espécies, com um olhar particular sobre esta grande matilha chamada "mundo".

Diego Ribeiro

Gostou do texto?

Confira esse e outros tantos no site www.inspiracine.com.br

Inspira Cine, respire cinema.

Facebook: /inspiracine
Instagram e Twitter: @inspiracine

De cabeça erguida e olhos abertos para a questão da "deliquência" juvenil

Em tempos estranhos no Brasil de "Cunhas,compadres e manobras", o filme mostra como a sociedade deve encarar a questão da deliquência juvenil, pois tal sociedade é formada por famílias que muitas vezes não tem a mínima estrutura, seja econômica ou psicológica, de formar um cidadão.


10092176-la-tete-haute-qui-est-rod-paradot-la-revelation-du-film.jpg

Chegou ao Brasil junto com o renomado Festival Varilux de cinema francês o filme: "De cabeça erguida" (La tête haute), que trouxe como protagonista a grande musa e atriz deste cinema, Catherine Deneuve. O filme chega ao país em um momento oportuno já que trata da questão do menor infrator, tema amplamente discutido no cenário político atual.

9a0ebf89f94c4a65906981d74b50ca07_t1070_hd874b0f094cf60eb5418989d782bbd8fe1ff4502.jpg

Bastante elogiado no Festival de Cannes o filme "De cabeça erguida" conta a história da juíza Florence Baque (Catherine Deneuve). Reconhecida no meio jurídico como uma profissional experiente e madura, a juíza enfrenta diariamente casos de descaso e abandono na vara da infância. É neste ambiente que a mesma conhece o pequeno garoto Malony (Rod Paradot),que já com 6 anos tem que lidar com um família desequilibrada e o histerismo de sua mãe, vívida pela atriz Sara Forestier.

350778.jpg

Como era de se esperar os anos passam e a vida não é generosa para Malony, o jovem parece cada vez mais mergulhado em um mundo sem limites, cometendo pequenos furtos e jogando qualquer perspectiva de futuro por água abaixo. Retornando à juíza, desta vez na condição de réu, o garoto irá despertar em Florence um desejo de ajuda, e principalmente uma vontade desta em guiar o rapaz numa direção oposta.

055959.jpg

Com o decorrer da trama o jovem se torna reincidente em diversos delitos e logo a juíza irá buscar o apoio de Yann (Benoît Magimel), que como tutor do jovem tentará ajudá-lo num centro de recuperação infanto juvenil. Entre altos e baixos a relação de infrator e juiz cresce e se estreita gerando em Florence uma compaixão com o pobre rapaz, e provocando no garoto um respeito e admiração por alguém que pareceu lhe ouvir e se preocupar com ele pela primeira vez em toda sua vida.

la-tete-haute-d-emmanuelle-bercot-ouvrira-le-festival-de-cannes-le-13-mai-prochain,M213193.jpg

O filme emociona e irrita o público em diversos momentos. Causa no seu espectador o desconforto e o desejo de mudança do jovem, mas além disso, o faz compreender que qualquer ser humano que cresça em situação de miséria e abandono não muda da noite pro dia, e que o processo de mudança é longo e deve ser comprado por toda a sociedade.

La-tete-haute-le-film-d-ouverture-du-Festival-de-Cannes.jpg

Em tempos estranhos no Brasil de "Cunhas,compadres e manobras", o filme mostra como a sociedade deve encarar a questão da deliquência juvenil, pois tal sociedade é formada por famílias que muitas vezes não tem a mínima estrutura, seja econômica ou psicológica, de formar um cidadão.

la_tete_haute_header_2-620x322.png

Se a sociedade francesa no filme questiona a qualidade do seu sistema prisional através da fala emblemática do tutor do jovem que diz: "a cadeia só incita o ódio", será que deveria o brasileiro achar que "prisão" resolve o problema? A grande mensagem desse filme, que pode parecer utópica para aqueles cansados da violência mas que não deixa de ser honesta, é de que o processo de transformação de um jovem não ocorre em uma cela minúscula, e sim é reflexo do quão grande é a preocupação da sociedade para com este cidadão.

l-equipe-du-film-la-tete-haute-lors-du-photo-call-a-cannes-le-13-mai-11409369xncdp_1713.jpg

Se já era fundamental assistir esse filme, agora então não precisa nem falar né?


Diego Ribeiro

Gostou do texto? Confira esse e outros tantos no site www.inspiracine.com.br Inspira Cine, respire cinema. Facebook: /inspiracine Instagram e Twitter: @inspiracine.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Diego Ribeiro