sobre filmes e lobos

Cinema e outras espécies, com um olhar particular sobre esta grande matilha chamada "mundo".

Diego Ribeiro

Gostou do texto?

Confira esse e outros tantos no site www.inspiracine.com.br

Inspira Cine, respire cinema.

Facebook: /inspiracine
Instagram e Twitter: @inspiracine

Uma nova amiga - as diversas vertentes da perda por François Ozon

Sem saber ao certo se se trata de uma comédia, drama ou suspense, o espectador tentará desvendar o que se passa na cabeça dos protagonistas através das situações vividas por seus personagens.


une-nouvelle-amie.jpg

Chegou ao Brasil recentemente o novo e surpreendente filme do diretor francês François Ozon "Uma nova amiga" (Une nouvelle amie) que promete manter a qualidade dos filmes do diretor. Seguindo a linha das suas outras obras, o filme trata de temas polêmicos explorando a natureza humana no seu âmago e trazendo desconforto ao telespectador que assiste o filme num mix de incredulidade e resiliência com a situação dos personagens.

O filme traz um elenco de peso e narra a história de duas amigas Claire (Anaïs Demoustier) e Laura (Isild Le Besco). Unidas desde criança ambas parecem traçar caminhos próximos e uma vida tranquila. Porém as amigas são surpreendidas pelo destino quando uma delas adoece e morre. Com a morte de Luara, Claire fica desamparada e se sentindo responsável por cuidar da filha e do esposo da sua amiga.

164174.jpg

A história de ambas até o falecimento de Laura é apresentado logo no início pro público de maneira muito sútil e quase sem diálogos, despertando o interesse do espectador pela trama. A morte que da pontapé na história aparece para aproximar Claire do récem viúvo David (Romain Duris), porém de uma maneira inesperada e nada convencional pois David não parece ser realmente quem é.

The_New_girlfriend_Still.jpg

O personagem, e talvez o mais brilhante vívido pelo ator até agora em sua carreira, é surpreendido um dia por Claire vestido de mulher com as roupas da esposa enquanto alimentava a própria filha. A partir dessa revelação a vida dos dois se transformará em uma rede de intrigas e conflitos emocionais afetando todos ao redor. David parece inicialmente encarar esse "despertar" feminino como uma consequência natural do luto, enquanto Claire supostamente aceitará tal condição do "cunhado", por ver no lado feminino de David, apelidado de Virginia, uma fresta que lembra sua amiga morta.

une-nouvelle-amie-blu-ray-04.jpg

É neste enredo complexo que o público irá adentrar por quase duas horas de filme. Sem saber ao certo se se trata de uma comédia, drama ou suspense, o espectador tentará desvendar o que se passa na cabeça dos protagonistas através das situações vividas por seus personagens. Há uma clara tensão entre Claire e David/Virginia, mas que nem ambos sabem ao certo do que se trata. Aspirando superar o luto, tais personagens irão mergulhar em um mix de emoções que hora os aproxima, e ora os repelem, já que os próprios personagens parecem se desconhecer após a morte do ente querido, e se portam como pessoas a deriva em alto mar.

417813 (1).jpg

Um filme engraçado, tocante, dramático e com uma carga emocional bem trabalhada, "Uma nova amiga" apresenta um trabalho de um diretor maduro, conhecedor dos vícios e virtudes humanas e que sabe como ninguém transportar qualquer tipo de emoção para tela.


Diego Ribeiro

Gostou do texto? Confira esse e outros tantos no site www.inspiracine.com.br Inspira Cine, respire cinema. Facebook: /inspiracine Instagram e Twitter: @inspiracine.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Diego Ribeiro