Cinco livros obscuros de terror que você precisa ler
O terror é um dos segmentos literários que reúne mais leitores fiéis. E a expressão “leitores fiéis” não é um acidente aqui. É assim que Stephen King, um dos maiores fenômenos do gênero, se refere a seus fãs. Formado em inglês pela Universidade do Maine, ninguém duvida de que ele saiba do que fala.
Ainda não acredita? A editora brasileira Dark Side apostou todas as suas fichas no gênero e voou alto, mesmo em tempos nos quais as vendas de livros caíram bastante. Isso porque os leitores de horror leem muito e estão sempre procurando coisas novas.
Se este também é seu caso, confira aqui cinco livros de terror para dormir de luz ligada. E o melhor: como são pouco conhecidos, há grandes chances de você aumentar sua fila de histórias para ler. Boa leitura!
1) Cerimônias satânicas (T.E.D. Klein): Este talvez seja um dos títulos mais imersivos que você terá a chance de ler. A comunidade rural de Gilead é tão bem descrita que a ambientação é total, criando um universo paralelo no qual é difícil não se perder. Não se surpreenda se você sonhar com as bizarrices vividas por Jeremy, um estudante que vai ao campo para escrever sua tese. Saber que o autor mergulhou no ostracismo depois da publicação deste romance também ajuda a aumentar o clima de estranhamento. O final é mais do que assustador: perturba, e não vai sair de sua cabeça por um bom tempo.
2) O fortim (F. Paul Wilson): O autor é injustamente desconhecido pela maior parte dos fãs no gênero no Brasil. Ele tem seus pecados, sendo que a pouca complexidade dos personagens é um deles. “O fortim” é uma de suas obras mais aterradoras, e há cenas que garantem um frio na espinha. Quer algo mais tenebroso que uma construção esquecida na Romênia, com paredes repletas de crucifixos? Não deixe de conferir outros títulos de Wilson. E a grande vantagem é que eles custam uma ninharia nos sebos.
3) O demônio de Gólgota (Frank de Felitta): Que tal um padre enlouquecido pelo isolamento no vilarejo distante de Cataratas de Gólgota? Essa trama promete, e você pode acreditar que ela cumpre. Há cenas simplesmente inesquecíveis do mais puro horror. A obra consegue se destacar com maestria na velha batalha entre Deus e o Diabo. E o melhor de tudo: sem sucumbir a clichês.
4) A profecia (David Seltzer): Nem todo mundo sabe, mas o clássico de terror do cinema foi inspirado em um livro. E dos bons. Como se pode imaginar, algumas coisas foram suavizadas para serem digeridas pela plateia. Mas sabemos que os monstros são muito mais terríveis na imaginação, e David Seltzer tira bom proveito deles. O demônio que permeia as páginas desse livro vai garantir que seu sangue se mantenha gelado durante toda a leitura.
5) As ruínas (Scott Smith): Um grupo de amigos viaja à América Central para o que deveria ser pura diversão. Coloque no pacote o idioma que eles não dominam, as diferenças culturais, o isolamento e um inimigo poderoso. Pronto: você tem a fórmula para páginas recheadas de tensão, durante as quais é impossível não sentir a angústia de ter escolhido o destino errado na hora errada. De Smith, não deixe de ler também “Um plano simples”. Apesar de não ser de terror, vai fazer você ficar achando o tempo todo que nada poderia ficar pior para os personagens. Pode acreditar: pode, sim. E fica. Não para de ficar.
Conhece mais algum imperdível? Compartilhe sua sugestão nos comentários.