sorria berenice.

O medo também assombra a literatura.

Larissa Adur

Autora de Quando O Verão Adormece, é estudante de Literatura na UFRJ e escritora desde que se entende por gente (e isso já faz algum tempo).

A escrita, informativa ou não, é sempre o melhor entorpecente

"Escrever é o verdadeiro prazer, ser lido é um prazer superficial.", disse Virginia Woolf. Escrevemos o tempo inteiro, principalmente na Internet, e poucas vezes - se é que houve alguma - paramos para refletir sobre esse hábito. Sabemos mais facilmente responder o que nos atrai na leitura, mas escrever... Escrever, talvez, seja outra história.

ecr2.jpg

Por que escrevemos? Escrevemos porque precisamos nos comunicar, seja com o mundo de agora ou o de amanhã. Passamos a ter essa mania há centenas de anos, lá pela Antiga Mesopotâmia, e nunca mais a deixamos por ser extremamente útil. Todos os dias temos algo de importante a dizer e, dessa forma, os jornais, livros e revistas estão - e sempre estarão - abarrotados de velhas notícias, sob os atentos olhares daqueles que precisam se atualizar e, futuramente, dos que precisam compreender o passado. É possível passar 24 horas sem ter lido sequer uma única linha de absolutamente nada? Para alguns, é impossível deixar de escrever também.

leitor.jpg

Contudo, não... Não se trata apenas de utilidade. Trata-se também de diversão. Quaisquer que sejam os problemas, os seres humanos continuam sendo animais sedentos por diversão. A gravidade nos assusta, as guerras assustam, a ganância é extremamente assustadora! Aquele que escreve tem sempre seu melhor amigo Alter Ego pulando do papel e transbordando pela tinta da caneta. O medo é engolido pela fé sempre que nos damos ao luxo de doarmos nosso precioso tempo para a Senhora Literatura.

escr.jpg

O escritor pode se tornar um solitário, mas jamais estará sozinho. A solidão assusta, por isso eu escrevo. E sou escritora não apenas por escrever, mas por parir palavras que criam mundos capazes de revolucionar as mentes de quem me lê. Os leitores são outros que também nunca estarão sozinhos, desde que se unam aos aniquiladores de solidão - os escritores - e abram seus corações em busca de amor ou informação. Por que você escreve?


version 1/s/recortes// @obvious //Larissa Adur