Daniele Olimpio

A vida recomeça todos os dias, cada dia com um sol ou chuva únicos. Hoje a minha recomeçou nublada, mas meu sonho... Ah, meu sonho continua intacto.E ele tá aqui.
Daniele, 18 anos. Jornalista

Disputamos tudo, até Coca-Cola

Os valores individualistas na sociedade moderna nunca foram tão exacerbados. Nós disputamos qualquer coisa - de objetos a pessoas - e ainda encaramos tal ato com normalidade.


CHARGE-INDIVIDUALISMO.jpg

Estava sentada à mesa de jantar com minha família quando reparamos que a Coca estava acabando. Subitamente minha irmã pegou o litro e lançou-me aquele olhar de "é meu, ninguém toca". Após colocarmos a bebida em seus respectivos copos, minha irmãzinha ainda disse: "Mãe, guarda o litro porque eu e nem a Dani vamos beber"; não que eu tenha dito em algum momento que iria beber mais. O desespero de uma menina de 11 anos por medo de que alguém, mesmo que seja sua irmã, bebesse o resto, ínfimo, devo dizer, de uma Coca-Cola, me convenceu de que, definitivamente, estamos a cada geração, mais individualistas.

As marcas de tanto egoísmo está presente no nosso cotidiano. Não sei bem você, mas eu o vejo em cada mendigo deitado nas calçadas, em cada escândalo de corrupção - os falados e os não falados, em cada disputa fútil ou briga desnecessária. Optei pela primeira pessoa porque não fujo dessa estatística individualista, duvido que alguém fuja.

Conheço algumas pessoas e por mais socialistas, coletivistas e solidárias que possam ser, ainda resguardam um pouco de egoísmo; seja em ter medos de mendigos e por isso não os ajudarem, na verdade, nem os olharem, seja por disputas fúteis com outras pessoas, por quererem subir na vida a todo custo, mesmo que seja passando por cima de outras pessoas. Inevitavelmente a maioria das pessoas almeja o sucesso profissional, mesmo que seja passando por cima dos desejos alheios.

Não deveria me surpreender a atitude de minha irmã, afinal, quantas vezes eu mesma a olhei feio por causa de chocolate? Inúmeras. Eu, assim como minha irmã, amigos, parentes, nasci cercada de egoísmo. Desde pequenos nós aprendemos a nos proteger, nos encolher, nos guardamos para nós mesmos. Sempre fui ensinada a ser a melhor, a fazer tudo bem, a crescer na vida, ter dinheiro, mas raramente me falaram que é necessário respeitar o próximo, olhá-lo, ajudá-lo, me colocar em seu lugar; essas coisas tive que aprender na prática. E infelizmente, conheço muita gente assim.

Louis Dumont, antropólogo francês, diz em seu livro que a era moderna é a era do individualismo. E, de fato, diante de tudo que vejo, fica difícil discordar. No entanto, a gente bem que poderia melhorar. Bem que poderíamos ter mais empatia e, principalmente, não disputarmos pessoas, coisas e Coca-Colas.


Daniele Olimpio

A vida recomeça todos os dias, cada dia com um sol ou chuva únicos. Hoje a minha recomeçou nublada, mas meu sonho... Ah, meu sonho continua intacto.E ele tá aqui. Daniele, 18 anos. Jornalista.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious //Daniele Olimpio