sphere

um olhar mais demorado

As cinco versões de O Grito de Edvard Munch

A célebre pintura de Edvard Munch possui cinco versões executadas em diferentes materiais e técnicas. Veja todas elas aqui.



EdvardMunch-TheScream-1893.jpg
Esta é a versão mais conhecida, pintada em 1893 em óleo e pastel sobre cartão, encontra-se exposta na Galeria Nacional de Oslo.
crayon-munch-the-scream-cri-1893.jpg
Versão que também data de 1893, feita a lápis, pode ser vista na Galeria Nacional de Oslo.

le-cri-1910.jpg
Executada em têmpera sobre cartão, em 1910, esta versão podia ser vista na Galeria Nacional de Oslo até 2004, quando foi roubada. Recuperada em 2006, a obra apresentava danos irreparáveis segundo especialistas.
Edvard_Munch_le-cri-1895.jpg
Versão de 1895, feita em pastel sobre cartão, pertencia a uma coleção particular e em maio de 2012 tornou-se a obra mais cara arrematada em um leilão, vendida por US$ 119,9 milhões.
Munch_The_Scream_lithography.gif
Como todas as outras obras de arte que tornam-se "fenômenos" de popularidade, para atender a demanda gerada por revistas e jornais, em 1900, Edvard Munch criou esta litografia. A base feita de pedra foi destruída pouco tempo depois.

Imagens via


Jéssica Parizotto

jéssica parizotto é uma proparoxítona, interessa-se por haicais, músicas pouco conhecidas e jogo de palavras. Queria voar de balão, mas tem medo de altura. .
Saiba como escrever na obvious.
version 15/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Jéssica Parizotto