sphere

um olhar mais demorado

Salar de Uyuni - Um pouco de magia sobre a Terra

Um lago de águas salgadas que há alguns milhares de anos evaporou, transformou-se em uma imensa planície de sal e surrealidade, na qual, entre outras coisas, é possível andar sobre as nuvens.


Quando vi as imagens que ilustram este post fiquei instantaneamente encantada. Como não querer “andar sobre as nuvens”? E, depois de fazer uma pesquisa mais detalhada, descobri que a maior planície salgada do mundo nos conquista mesmo é pelos detalhes.
Salar de Uyuni, Bolívia
salar-de-uyuni-salt-flat-mirror-2.jpg
Os números são sempre grandes: localiza-se a 3.650m de altitude, são 12.000 km² do mais profundo branco, estima-se que contenha 10 bilhões de toneladas de sal.
Salar de Uyuni, Bolívia II
Salar de Uyuni, Bolívia III

Salar de Uyuni, Bolívia IV
salar-de-uyuni-salt-flat-mirror-9.jpg
Mas, isso são números, e não é com números que se faz magia.
Há que se escolher quando visitar a imensidão branca: A partir de novembro começa o período de chuvas e também o descongelamento das geleiras dos Andes, com isso a planície de sal fica alagada. Nesse período é que ela se torna um imenso espelho e é possível sentir-se andando no céu. Mas, por outro lado não se pode visitar toda a área do Salar, pois a camada de água acaba por esconder alguns buracos que podem causar acidentes.
salar-de-uyuni-salt-flat-mirror-5.jpg
salar-de-uyuni-salt-flat-mirror-8.jpg
O período de seca se estende de abril a novembro, e aí tudo que se vê é o grande vazio branco que é a extensão do deserto salgado. Os passeios são feitos de jipe e contam com visitação às ilhas de terra que se erguem no meio do sal formando imagens completamente surreais.
4.Salar-de-Uyuni-32.jpg
Car Uyuni Salt Lake.jpg
Jumping_Giulia_Salar_de_Uyuni_Bolivia_Luca_Galuzzi_2006.jpg
800px-Ilha_do_Pescado.jpg
1393815-7473-ga.jpg
A região é feita de branco, mas também de um colorido que, segundo a “lenda”, chamou atenção até de Salvador Dalí. Diz-se que o pintor surrealista esteve visitando o deserto que circunda o Salar, por isso hoje ele é conhecido como Deserto de Dalí. Nele encontram-se paisagens de cores entre o amarelo, o vermelho e o rosa.
5612757_nRCnr.jpeg
Um dos pontos mais fotografados pelos turistas é a Árvore de Pedra, uma formação de rocha porosa que devido à erosão acabou por ficar com um formato que lembra uma árvore e parece realmente saída da mente do pintor catalão.
800px-Im_Salar_de_Uyuni.jpg
Fora todos estes atrativos há ainda lagoas, gêiseres, vulcões e uma fauna surpreendente que incluí, entre outras espécies, flamingos que com seu colorido tornam ainda mais incrível esse paraíso sobre o sal.
2292228567_ca9120dee7.jpg
Flamingos-no-Salar-do-Uyuni.jpg
Salar-de-Uyuni_1_20110917_bo_12.jpg


Jéssica Parizotto

jéssica parizotto é uma proparoxítona, interessa-se por haicais, músicas pouco conhecidas e jogo de palavras. Queria voar de balão, mas tem medo de altura. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious, @obvioushp //Jéssica Parizotto