sphere

um olhar mais demorado

As Grandes Esperanças novamente nos cinemas

Charles Dickens introduziu a crítica social na literatura, sem perder o idealismo, o bom humor e a poesia dos grandes romances. Em 2012 se comemora o 200° aniversário do lendário escritor, o qual somente perde para Shakespeare no número de adaptações e versões de suas obras ao redor do mundo.


great-expectations-ralph-fiennes.jpg
Ralph Fiennes como Magwitch

Com incontáveis adaptações para o cinema, televião e teatro, um dos maiores romances de todos os tempos - "Great Expectations", 1860, (Grandes Esperanças) de Charles Dickens - chega, novamente, às telas de cinema.
O longa é dirigido pelo realizador inglês Mike Newell, o mesmo de "Harry Potter e o Cálice de Fogo", 2005 e "O Amor nos Tempos do Cólera", 2007. A nova adaptação, a qual recebeu altas notas da crítica especializada, também ostenta respeitados nomes como Helena Bonham Carter e Ralph Fiennes, que interpretam duas das mais marcantes e extraordinárias personagens da literatura clássica. O elenco de apoio leva a talentosa figura de Robbie Coltrane.
O soundtrack é composto por Richard Hartley, responsável por várias trilhas sonoras da peça "The Rocky Horror Show".

great-expectations-2012-mrs-haversham.jpg
Helena Bonham Carter como Miss Havisham

O aclamado romance se passa na era vitoriana e mantém a mesma linha dos clássicos de Dickens: um suspense retendo severa crítica social, que se estende a um final ideal. A história é protagonizada por um garoto órfão que encontra um benfeitor para se tornar um cavalheiro no círculo aristocrático de Londres.
Seria desnecessário apontar que o livro é leitura obrigatória, assim como toda a obra do escritor, já que o filme - por melhor que seja realizado - não oferece a maestria e a propriedade de escrita de Dickens, o que faz de seus livros uma experiência literária das mais sensacionais.

Great-Expectations-2012-010.jpg
Jeremy Irvine como Pip e Holliday Grainger como Estella


Confira o trailer de "Grandes Esperanças" aqui:

Para saber mais sobre Charles Dickens, confira os artigos aqui e aqui.

Charles-Dickens.jpg
Charles Dickens


rejane borges

Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @destaque, @obvious, @obvioushp //rejane borges