sphere

um olhar mais demorado

Paletas de pintores famosos

Ao longo do tempo, algumas paletas de pintores famosos foram recolhidas e guardadas como verdadeiros tesouros. Para quem ama as artes, contemplá-las causa um cruzamento de sentidos, tal qual a mais orgástica sinestesia.


Auguste Renoir.jpg
Auguste Renoir

Estudiosos da arte afirmam que a paleta de cores de um artista pode revelar muito sobre o método de seu trabalho. E mais, revela também sobre sua personalidade. John Ruskin, em seu livro "Elementos do Desenho",1857, destaca que "se a cor é errada, tudo é errado". Faz sentido. A importância da cor e da relação da cor com o propósito, filosofia ou tema do trabalho, sempre foi crucial. É no mínimo interessante ver de qual maneira as cores se relacionavam com o artista, desde sua posição na paleta, ao movimento do pintor até lançá-la à tela em branco.

Claude Monet.jpg
Claude Monet

Numa carta a seu irmão Theo, em 1882, Van Gogh escreveu: "É impossível dizer a infinidade das cores compostas. Há uma infinidade de cinzas que podemos criar. Alguém que sabe como encontrar os cinzas da natureza, em sua paleta, é um colorista".

Edgar Degas.jpg
Edgar Degas

Eugène Delacroix.jpg
Eugène Delacroix

Georges Seurat.jpg
Georges Seurat

Gustave Moreau.jpg
Gustave Moreau

Paul Gauguin.jpg
Paul Gauguin

Vincent van Gogh.jpg
Vicent van Gogh


rejane borges

Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros..
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //rejane borges