sphere

um olhar mais demorado

Stanley Kubrick - o fotógrafo

Conhecemos o seu nome de "Laranja Mecânica", "Lolita", "Dr. Strangelove" ou "2001-Uma Odisseia no Espaço". Porém, a carreira artística de Stanley Kubrick começou aos 17 anos como fotojornalista.

normal_KubrickForLook.jpg

Antes de se tornar no famoso realizador de cinema, Kubrick trabalhou como fotojornalista em Nova Iorque.

Entre 1945 e 1950, tirou mais de 300 fotografias para a extinta revista Look, retratando a cidade e os seus habitantes. Conseguira o emprego ao vender a imagem de um vendedor de jornais destroçado ao ler a noticia da morte do presidente Franklin D. Roosevelt, por 25 dólares. Nesses anos dedicado exclusivamente à fotografia, viria a formar "o seu olhar" como cineasta: perfeccionista e sem complexos de focar a própria realidade.

O espólio fotográfico da Look foi doado à Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, onde estão incluídas 100 imagens de Kubrick. Outras podem ainda ser encontradas no Museu da Cidade de Nova Iorque - que em 2011, numa parceria com um site, colocou a venda on-line alguns exemplares.

Se ainda não conhecia esta faceta de Kubrick, espreite esta galeria de imagens.

normal_7_1.jpgnormal_1.jpgnormal_2_1.jpgnormal_16_1.jpgnormal_10.jpgnormal_6_1.jpg

diana ribeiro

Gosta de cores, comer algodão doce, ouvir as ondas do mar, cheirar e tocar em livros novos. Não dispensa o uso de nenhum dos sentidos. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //diana ribeiro