sphere

um olhar mais demorado

Debaixo d'água

Dos mundos náufragos, dois navios afundados. Duas séries fotográficas produzidas e exibidas debaixo d'água.


b7.jpg

O artista e fotógrafo austríaco Andreas Franke é famoso por seus efeitos surreais e naturezas mortas. Seu trabalho pode ser visto em campanhas de grandes marcas como Coca-Cola, Ford, General Electric, Gillette, Heineken, Nike, Visa, entre outras. Além de sua paixão pelas artes visuais, Franke é um viajante. Sua carreira é inteiramente influenciada pelas viagens que fez e lugares por onde passou. Veio daí sua paixão pelo mergulho, e a ideia de elaborar uma série fotográfica debaixo d'água.

b1.jpg

Em sua série "Vandenberg", o artista levou uma equipe de mergulho a 43 metros de profundidade, a 11 km da costa de Key West, na Flórida, para o famoso navio "Gen. Hoyt S. Vandenberg" - usado pela Marinha americana na Guerra Fria e que foi forçadamente naufragado para virar um dos maiores recifes artificiais do mundo. O gigante de 159 metros de comprimento e cerca de 17 mil toneladas é o deslumbrante cenário para suas fotos que retratam cenas cotidianas dos anos 50.

b2.jpg

b3.jpg

b4.jpg

b5.jpg

b6.jpg

Já em sua nova série "Stavronikita" - navio vítima de um incêndio há mais de 20 anos, próximo à Costa de Barbados - o artista propõe um outro tema: encenações do tempo "Rococó Europeu", combinando os cenários do navio naufragado com os cenários produzidos em estúdio.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

Para o artista, suas séries com os náufragos representam o poder expansivo da vida, numa atmosfera ficcional e inesperada. Veja abaixo o vídeo que mostra a exibição, debaixo d'água, com quadros das duas séries nos respectivos navios:


rejane borges

Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //rejane borges