sphere

um olhar mais demorado

The Afronauts

Projeto Afronautas
Gênero: Fantasia
Tema..: Corrida espacial
Missão: Lançar uma nave tripulada
Fato histórico: a Academia Nacional de Ciências de Zâmbia e seu programa espacial (para superar os Estados Unidos e a antiga União Soviética).



De autoria da fotógrafa espanhola Cristina de Middel, o documentário fictício 'The Afronauts', sobre o programa espacial da Zâmbia da década de 60 - foi indicado ao prêmio de fotografia 2013 Deutsche Borse.

Em 1964, ainda vivendo o sonho de sua independência recentemente adquirida, a Zâmbia começou um programa espacial com a esperança de enviar o primeiro Africano para a lua. Mas, o financiamento para o projeto nunca foi levantado, como as Nações Unidas declinou seu apoio, e um dos astronautas, uma garota de 16 anos, ficou grávida e teve que sair.

"The Afronauts" é a representação visual de como a iniciativa heróica de 1964, em iniciar um programa espacial na Zâmbia se transformou em um episódio exótico da história Africana.

A obra propõe que o público questione a linguagem e a veracidade da fotografia como um documento, e expõe arquétipos que transitam entre a realidade e a ficção.


luhana pires

arrisca-se na autoria de textos e excertos poéticos, movida por uma espécie de paixão pelas palavras..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //luhana pires