sphere

um olhar mais demorado

Radical a 4 rodas

O ser humano é capaz de fazer coisas espantosas, e alguns seres humanos são capazes de fazer coisas extremamente espantosas! Aaron Fotheringham é um desses humanos. O facto de estar numa cadeira de rodas pode ter sido impeditivo para muita coisa, mas não para se tornar num atleta radical que faz em cima de uma cadeira de rodas aquilo que muitos de nós nem sequer ousam sonhar. Mais do que um exemplo de vida é uma "chapada de luva branca" a todos nós que por vezes nos queixamos... e nem sabemos bem porquê!


1.png

Aaron Fotheringham poderia ser apenas mais um rapaz de 22 anos num skate park. Mas na verdade ele é um atleta de desportos radicais/extremos com uma particularidade, não têm skate, patins em linha, ou uma bicicleta. Aaron faz as suas manobras radicais numa cadeira de rodas.

Fotheringham sofre de Espinha Bifida (Spina Bifida), uma malformação genética que obriga a usar cadeira de rodas desde os 8 anos. A rotina de Aaron enquanto criança era quase como a dos outros miúdos, ele costumava ir ver o seu irmão a andar de BMX numa pista no bairro onde moravam, e um dia o irmão disse-lhe que ele deveria descer a rampa com a cadeira de rodas. A primeira descida deixou Aaron viciado nesta nova e saborosa liberdade.

Hoje em dia usa uma cadeira de rodas personalizada. É mais leve do que as normais e possui suspensão nas quatro rodas. Desta forma esta cadeira permite-lhe realizar os mesmos tipos de truques que os Skaters ou praticantes de BMX, a suspensão da rodas amortece o (grande) impacto...mas não evita as quedas. Aaron é também consultor em projetos de novos designs para cadeiras de rodas.

Ele é um atleta de desportos radicais, compete na série Vegas Am Jam, geralmente contra pilotos de BMX .

Fotheringham aconselha a fazer estes truques sempre com protecção de um capacete. As lesões são reais e as quedas são duras , ele sofreu várias lesões ao tentar executar estes truques. Dentes e braços partidos fazem parte...sempre que tenta novos truques, ele realiza-os primeiro num poço de espuma.

É apenas um rapaz a tentar viver a vida de uma forma normal...e para ele normal é ser radical! Um exemplo de como as limitações, nem sempre são impedimentos.

Se a vida te dá limões..compra uma tequila e convida uns amigos =)


Vasco Neves

Sento-me em frente ao mar, e a ele digo-lhe tudo aquilo que a ti não consigo....
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Vasco Neves