BB King e Lucille um amor de vários anos
A(s) guitarra(s) Lucille e BB King foram um caso de amor sério, uma relação que perdurou no tempo e que tornou uma guitarra quase tão famosa como o seu guitarrista.
No inverno de 1949 , um jovem BB King estava a tocar num salão de festas no Arkansas. Naquele tempo era bastante comum utilizar barris de querosene a fim de aquecer os espaços. A actuação corria bem até que no meio da multidão surge uma briga. Destoando do ambiente de festa, dois homens...já tocados pelo álcool... começam uma violenta briga, e acabam por derrubar o querosene pelo chão do salão. O resultado é o que estão a pensar, o edifício começou a arder e foi necessário evacuar todas as pessoas.
Já na rua e a salvo do fogo, BB King apercebe-se que não tinha consigo a sua Guitarra ( uma Gibson de 30 dólares, uma pequena fortuna naquele tempo), num ímpeto entrou no edifício a fim de recuperar a guitarra que tanto estimava. Dias depois contaram-lhe que tinham morrido duas pessoas no incêndio, e que os homens tinham começado a brigar por causa de uma (bela) mulher chamada Lucille. Tudo isto deixou King pensativo...por um lado apercebeu-se do quão estúpido é entrar num prédio em chamas, e por outro lado viu que lutar (fisicamente por mulheres) pode ser muito perigoso.
BB King depois disto escreveu uma canção chamada " Lucille ", onde ele fala sobre sua guitarra e como ela adquiriu esse nome. A canção foi lançada pela primeira vez no álbum de BB King Anthology (1962-1998). O nome ficaria para sempre associado às suas guitarras Gibson, sendo o próprio King a referir-se a elas como Lucille:
Em 1980, a Gibson Guitar Corporation lançou o modelo BB King Lucille, este modelo (também conhecido como BB King Standard) foi feito 1980-1985.
Em 2005, para o aniversário dos 80 anos de BB King, a Gibson fez uma edição especial de 80 Gibson Lucille, com o nome de '80th Aniversário Lucille'. O primeiro protótipo foi apresentado a BB King como um presente de aniversário. Ele utilizou-a até ao verão de 2009, quando desapareceu num roubo. Em 10 de Setembro de 2009, ela foi comprada numa loja de penhores, o comprador, apercebeu-se que tinha na sua posse, não uma cópia, mas sim um original Gibson Lucille. Depois de contactar a Gibson e perceber que era a Lucille de BB King, foram feitas as diligências para devolver a King a sua Guitarra.