sphere

um olhar mais demorado

BB King e Lucille um amor de vários anos

Sendo um dos grandes mestres guitarristas de todos os tempos, BB King via nas suas guitarras "Lucille" mais do que um instrumento, eram parte de si mesmo.


A(s) guitarra(s) Lucille e BB King foram um caso de amor sério, uma relação que perdurou no tempo e que tornou uma guitarra quase tão famosa como o seu guitarrista.

4q.jpg

No inverno de 1949 , um jovem BB King estava a tocar num salão de festas no Arkansas. Naquele tempo era bastante comum utilizar barris de querosene a fim de aquecer os espaços. A actuação corria bem até que no meio da multidão surge uma briga. Destoando do ambiente de festa, dois homens...já tocados pelo álcool... começam uma violenta briga, e acabam por derrubar o querosene pelo chão do salão. O resultado é o que estão a pensar, o edifício começou a arder e foi necessário evacuar todas as pessoas.

2q.jpg

Já na rua e a salvo do fogo, BB King apercebe-se que não tinha consigo a sua Guitarra ( uma Gibson de 30 dólares, uma pequena fortuna naquele tempo), num ímpeto entrou no edifício a fim de recuperar a guitarra que tanto estimava. Dias depois contaram-lhe que tinham morrido duas pessoas no incêndio, e que os homens tinham começado a brigar por causa de uma (bela) mulher chamada Lucille. Tudo isto deixou King pensativo...por um lado apercebeu-se do quão estúpido é entrar num prédio em chamas, e por outro lado viu que lutar (fisicamente por mulheres) pode ser muito perigoso.

1q.jpg

BB King depois disto escreveu uma canção chamada " Lucille ", onde ele fala sobre sua guitarra e como ela adquiriu esse nome. A canção foi lançada pela primeira vez no álbum de BB King Anthology (1962-1998). O nome ficaria para sempre associado às suas guitarras Gibson, sendo o próprio King a referir-se a elas como Lucille:

3q.jpg

Em 1980, a Gibson Guitar Corporation lançou o modelo BB King Lucille, este modelo (também conhecido como BB King Standard) foi feito 1980-1985.

6q.jpg

Em 2005, para o aniversário dos 80 anos de BB King, a Gibson fez uma edição especial de 80 Gibson Lucille, com o nome de '80th Aniversário Lucille'. O primeiro protótipo foi apresentado a BB King como um presente de aniversário. Ele utilizou-a até ao verão de 2009, quando desapareceu num roubo. Em 10 de Setembro de 2009, ela foi comprada numa loja de penhores, o comprador, apercebeu-se que tinha na sua posse, não uma cópia, mas sim um original Gibson Lucille. Depois de contactar a Gibson e perceber que era a Lucille de BB King, foram feitas as diligências para devolver a King a sua Guitarra.

5q.jpg


Vasco Neves

Sento-me em frente ao mar, e a ele digo-lhe tudo aquilo que a ti não consigo....
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @obvious, @obvioushp //Vasco Neves