sphere

um olhar mais demorado

Top 10: as paisagens mais bizarras ao redor do mundo

Muitos lugares nos inspiram de várias maneiras, pela beleza e singularidade. As mais inusitadas paisagens - sejam elas isoladas e bucólicas ou bizarras - nos trazem novos sentimentos e dão asas à imaginação.


danakil-008.jpg

Conhecer os mais distantes e diferentes cantos ao redor do mundo é crescer espiritual e emocionalmente, é abrir a janela da alma e deixar entrar em nós toda a pluralidade de novas sensações e conceitos. É estar aberto a tudo e, mais profundamente, estar aberto a descobrirmos não somente o mundo, mas a nós mesmos, com um olhar mais demorado sobre o mundo em que habitamos.
Confira aqui a nossa seleção das mais inusitadas e bizarras paisagens ao redor da Terra e inspire-se para a sua próxima viagem!

10 - Chocolate Hills, Filipinas
chocolate-hills-4.jpg

Espalhadas por uma área de 50 quilômetros quadrados estão as mais de 1.770 colinas em forma de cone, na região central das Filipinas, Visayas, mais exatamente em Bohol. Infelizmente, esses morros incríveis não são realmente de chocolate, mas atraem nossos olhares curiosos e inspiram nossa imaginação.
As colinas parecem um mar de beijos de chocolate durante a estação seca. A formação geológica invulgar tem confundido os geólogos por décadas. Existem diferentes teorias sobre como as colinas cônicas foram formadas.

9 - Moeraki Boulders, Nova Zelândia
IMG_5172.jpg

Espalhadas ao longo da bela praia Koekohe na Nova Zelândia, estes raros e enormes pedregulhos atraem turistas de todos os cantos do mundo. De acordo com geólogos, os pedregulhos de Moeraki são grandes concentrações de calcita e quartzo em estágio final. O que há de tão especial sobre o Moeraki Boulders é o fato de que eles formaram no fundo do mar cerca de 65 milhões de anos atrás, período que coincide com o evento de extinção Cretáceo-Terciário, agora chamado de Cretáceo-Paleogeno - o evento de extinção em massa de espécies, incluindo dinossauros.

cratera_panorama.jpg

Estima-se que o Turcomenistão possui a quinta maior reservas mundial de gás natural. Em maio de 2011, isso foi descoberto no Turcomenistão - o segundo maior depósito de gás, o campo de gás do Sul Yoloten. Ele cobre 1.500 quilômetros quadrados e é precedido por campo de gás de South Pars do Irã, o maior do mundo.
O Darvaza Gas Crater, também conhecido como Portões para o Inferno, está queimando sem interrupção desde 1971, quando alguns geólogos que estavam cavando em Darvaza descobriram uma cratera enorme e cheio de gás venenoso. Foi, então, que eles decidiram acender-lhe fogo para queimar o excesso e impedir o envenenamento local. Infelizmente, o depósito continua a queimar até hoje. Ninguém sabe ao certo o quanto de gás tem sido desperdiçado e por quanto tempo ele vai continuar a queimar.

7 - Pinnacles Desert, Australia
681x454.jpg

O enigmático Deserto dos pináculos está localizado no Parque Nacional Nambung da Austrália. Milhares de pilares de pedra calcária renascem das areias do deserto. As formações calcárias de aparência estranha atingem até quatro metros de altura.
A Austrália é famosa por suas formações rochosas incomuns. Kata Tjuta (o Olgas), Ayers Rock - também conhecida como Uluru, o maior monólito do mundo - Mármores do Diabo, o Wilpena Pound em Flinders Ranges, monte de feno de Murphy, os Doze Apóstolos e a incrível Wave Rock são algumas das formações rochosas mais fascinantes do mundo.

6 - Stone Forests, China
images.jpg

O Naigu Stone Forest e o Suogeyi vila são áreas protegidas pela UNESCO desde 2007. As florestas de pedra de Shilin, província de Yunnan, representam um dos exemplos mais espetaculares do mundo de clima tropical úmido. As florestas de pedra de Shilin são considerados fenômenos naturais com uma ampla gama de formas e cores em constante mudança.

5 - Parque Nacional de Göreme, Turquia
Cappadocia_in_Turkey.jpg

A principal atração da região da Capadócia na Turquia é o Parque Nacional de Göreme, localizado no Vale de Göreme. Totalmente esculpida pela erosão, esta paisagem espetacular esconde um maravilhoso patrimônio histórico. Parte do Parque Nacional inclui santuários escavados na rocha que contêm evidências única de arte bizantina da era pós-iconoclasta, antigas cavernas subterrâneas e aldeias trogloditas. Houve descobertas dos restos de um habitat humano, e estima-se pertencente ao século 4.
De acordo com os geólogos, o lugar turco é um exemplo extraordinário dos efeitos da erosão pelo vento e água.

4 - Rio Tinto, Espanha
Rio-Tinto-spain.jpg

Com 58 quilômetros de extensão, o rio espanhol corre das montanhas de Sierra Morena para o Golfo de Cádiz. A paisagem, por vezes considerada "de outro mundo" é o resultado de pelo menos cinco mil anos de atividade de mineração. Com um pH baixo e alta concentração de metais pesados​​, os cientistas afirmam que o sistema fluvial-estuarino do Rio Tinto é um dos mais poluídos do planeta.
O Rio Tinto teve um papel fundamental na história. É o berço da Idade do Bronze e da Idade do Cobre.

3 - Vulcão Dallol da Etiópia
danakil-008.jpg

É o lugar habitado mais quente na Terra. Se a temperatura média durante todo o ano na Etiópia é de 94 graus centígrados, a temperatura excede regularmente 115 graus na depressão de Danakil, onde o vulcão Dallol está localizado. Em cerca de 48 metros abaixo do nível do mar. Dallol é menor terra vulcão do planeta.
A paisagem bizarra, com tons de vermelho, verde, amarelo e branco é composto por lagoas de sal, fontes minerais quentes e gêiseres. As diversas cores vêm de sais de potássio de cor por enxofre e vários cloretos e óxidos.

2 - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Brasil
parque nacional dos lencois maranhenses2.jpg

É uma área baixa, plana, de ocasionais terrenos alagados, coberta com grandes dunas de areia. Ela abrange cerca de 1.500 quilômetros quadrados, e apesar da chuva abundante, não possui nenhum tipo de vegetação.
Composta por grandes e brancas dunas, a área encontra-se do lado de fora da Bacia Amazônica, a região está sujeita a um período de chuvas regulares durante o início do ano. As chuvas causam um fenômeno peculiar: a água doce se acumula nos vales entre as dunas de areia, manchando o deserto com lagoas azuis e verdes que atingem o seu máximo entre Julho e Setembro.
A área também é surpreendentemente o lar de uma variedade de peixes, que, apesar do desaparecimento quase completo das lagoas durante a estação seca, têm seus ovos trazidos do mar por pássaros.

1 - Ilha Socotra, Yemen
fea4e803f87e755385be5d2710cadeb8.JPG

O o número 1 da nossa lista é uma das paisagens mais estranhas e incomuns do mundo.
Há um pequeno arquipélago no Oceano Índico, que tem sido descrito como o lugar mais bizarro do planeta, é o Arquipélago de Socotra, composto por quatro ilhas e duas ilhotas rochosas de importância universal.

Socotra-Island-in-Yemen_Desert-Rose_1573.jpg

A Unesco afirma que 37% das espécies de plantas de Socotra 90% de suas espécies de répteis e 95% de suas espécies de caracóis da terra não ocorrem em nenhum outro lugar do mundo. Com uma das mais ricas e distintas biodiversidade do mundo, tem sido chamado de "Galápagos do Oceano Índico".

Ilha-Socotra-Iemen.jpg

A ilha iemenita é o lar de algumas espécies fascinantes da flora, como a Árvore do Dragã Sangue (Dracaena cinnabari), o Desert Rose (Adenium Obesium), Cucumber Tree (Dendrosicyos socotranum), Dorstenia Gigas e muitos mais.


rejane borges

Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros..
Saiba como escrever na obvious.
version 10/s/recortes// @obvious, @obvioushp //rejane borges