sphere

um olhar mais demorado

Owen e Haatchi uma amizade sem limitações

Esta é a história de Haatchi, um cão que só tem três patas, mas que mudou para sempre a vida de um menino de oito anos, ou será a história de Owen Howkins, um menino de 8 anos com uma doença rara, que mudou a história de um cão?


capa.jpg
Ser diferente não deveria ser um problema, e nenhuma criança deveria ter de se preocupar com facto de ser diferente. Por vezes a tomada de consciência da diferença pode ser bastante dolorosa. Foi o que aconteceu com Owen Howkins um menino de oito anos com uma doença rara.

IMG_0210.JPG

Apenas se conhecem cerca de 35 casos de Síndrome de Schwartz-Jamel, esta é uma doença limitadora ao nível físico, faz com que os músculos estejam sempre tensos, impedindo o crescimento dos ossos e o normal desenvolvimento físico motor. É com a ajuda de um andarilho que Owen consegue deslocar-se alguns metros até se cansar, por isso nunca pode deixar de depender totalmente da cadeira de rodas.

223.jpg

Esta doença retirou a Owen auto estima, tornou-se um menino reservado principalmente quando foi para a escola, "por vezes vinha da escola não queria falar sobre o seu dia", diz-nos Will pai de Owen, que optou por largar o seu emprego ( engenheiro mecânico) para poder acompanhar e dedicar-se ao filho.
Um dia a esposa de Will e madrasta de Owen,Colleen Drummond, viu no facebook um cachorro com a cauda e pata esquerda traseira amputadas.Foi amor à primeira vista

Quando Owen foi apresentado ao seu novo amigo, a conexão entre ambos foi quase que mágica, eram ambos dois seres que se tinham de adaptar a um mundo que não estava preparado para eles. Haatchi ganhara uma nova casa, e Owen uma nova razão para se tornar mais forte...talvez fosse por ter um companheiro que, tal como ele, era diferente, talvez fosse pelo facto de sentir que tem uma família que é sensível à sua condição. Poucos dias depois da entrada de Haatchi na vida de Owen, este já estava a anunciar na escola que queria começar a andar por conta própria, sem cadeiras de rodas, nem andarilhos.
424.jpg
Esta é uma história de reconstrução de confiança, mas também a história da recuperação de duas vidas, a de Haatchi e a de Owen.

"A melhor parte de ter o Haatchi por perto é, todos os dias chegar a casa da escola, e dar-lhe um abraço" diz o pequeno Owen.

Documentário sobre Owen e Haatchi


Vasco Neves

Sento-me em frente ao mar, e a ele digo-lhe tudo aquilo que a ti não consigo....
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Vasco Neves