sphere

um olhar mais demorado

Vandana Shiva: as mulheres e a construção do novo mundo

Qual o poder das mulheres no mundo contemporâneo? Existe diferença entre o poder masculino e o feminino ou são iguais? Teriam as mulheres um conhecimento exclusivo? Se sim, qual o papel de tal sabedoria para a sociedade atual?


unnamed.png

Considerada uma das mulheres mais inspiradoras da atualidade, Vandana Shiva, Ph.D. em filosofia e ativista Indiana pelo meio ambiente, acredita que a diferença entre poder masculino e feminino não apenas existe, mas como é maior do que pensávamos. Para Vandana, as mulheres são experts em vida e isso porque foram elas, ao longo da história, as encarregadas das tarefas relacionadas à reprodução da vida. Enquanto o poder masculino é embasado na separação da natureza e dos próprios homens, são as mulheres que acumularam conhecimento sobre sementes, água, comida, solo e, claro, sobre a geração da vida e a criação das crianças.
É por isso, argumenta Vandana, que as mulheres são cruciais na contemporaneidade: porque estamos frente a um futuro que precisa aprender a se reconectar com a vida.

unnamed.jpg

Uma das maiores inimigas das empresas de biotecnologia, Vandana tem dedicado sua história à proteção das sementes. Presente na lista Top 100 mulheres ativistas, do jornal britânico The Guardian, é mundialmente reconhecida como figura de destaque no movimento antiglobalização. Em entrevista exclusiva ao Fronteiras do Pensamento, Vandana Shiva defende que o poder masculino sabe muito como lucrar, mas é hora do poder feminino ensinar a viver.

Veja o vídeo aqui

"Ao longo do tempo, passamos por processos que separaram os homens da vida. Por privilégio, interessantemente, os homens ganharam poder(,) mas, esse poder se deu através de separação. Separação da natureza, separação deles mesmos, separação da família e da comunidade.
Porque as mulheres foram deixadas para cuidar do sustento, da vida, das crianças, de buscar água, buscar combustível, cozinhar(...). As mulheres continuaram a ser relacionadas com a vida. E isso não era chamado de trabalho, "as mulheres não trabalham", foi dito. Mas, esse era o verdadeiro trabalho de manter(,) e reproduzir a vida. E com a tarefa de realizar essas centenas de trabalhos, as mulheres se tornaram experts multifuncionais. Elas se tornaram experts em água, sementes, comida, solo, dar à luz, bebês, etc."

unnamed (1).jpg

As mulheres, através da vida, desenvolveram expertise. E é por isso que digo: no que se refere à vida, as mulheres são experts. Não porque nossos genes e biologia nos fazem assim (.), mas porque nos deixarem para cuidar do sustento da vida nos fez especialistas para construir uma ponte para o futuro, onde teremos que voltar à vida, às considerações de como manter a vida neste planeta. Essa sutilidade é o que as mulheres foram capazes de nutrir e continuar. E agora é hora de as mulheres redistribuírem isso à sociedade.
É por isso que em Navdanya temos uma Universidade das Avós. Porque cremos que nossas avós têm o melhor conhecimento para o futuro. Mas, como saber o que é necessário para viver neste planeta? Não para lucrar, não para ganhar mais dinheiro, mas sim para viver.


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// //obvious magazine