sphere

um olhar mais demorado

Katerina Plotnikova: Animais reais em fotografias surreias


O ambiente de conto de fadas do universo criado por Katerina Plotnikova poderia ser o ponto de destaque deseus trabalhos, mas citar apenas isso seria cair na obviedade. Afinal, como olhar o magnífico trabalho dessa fotógrafa sem fixar a atenção nos animais "modelos" de suas composições?

São ursos, cobras, tigres, raposas, guaxinins, elefantes , entre outros animais de pequeno e grande porte,selvagens ou menos ariscos, vivos e ali, posando como se sempre tivessem feito aquilo. Impossível não pensar:como ela conseguiu criar tamanha afinidade entre a vida selvagem e suas modelos humanas? Tudo bem que podem ser animais criados em cativeiro, mas ainda assim, essa conexão, o carinho implícito, a calmaria e a leveza transmitida por essa imagens levam a gente para uma outra dimensão.


Pensando nisso, poderíamos sim fazer uma ligação com os contos de fadas, já que neles a amizade entre animais e humanos é quase sempre presente. Onde os animais são falantes e criam vínculos de extrema amizade com as pessoas. Ver o trabalho de Katerina é de certa forma um resgate dessa inocência da infância, onde acreditamos que somos capazes de qualquer coisa, até mesmo de abraçar um urso amigo.


Apesar da forte surrealidade presente em grande parte de suas fotografias, também podemos ver algumas em que ela optou pela naturalidade, como os retratos onde as modelos apenas posam delicadamente com animas selvagens.

Katerina Potnikova é russa e define seu trabalho como "um outro conto sobre maravilhas". Seu trabalho é simples, mas muito deslumbrante, com uma boa utilização de luz, cor e ambiente, além da sensível captura de expressões completamente naturais de suas modeleos em cada uma de suas fotografias . Conheça mais do trabalho da fotógrafa em seu site e acompanhe as novidades em sua página no Facebook.


petit gabi

é uma pessoa comum, que gosta de escrever sobre coisas comuns, para pessoas comuns..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //petit gabi