sphere

um olhar mais demorado

Surdo-cego assiste aos jogos da Copa - uma possibilidade de adaptação

Intérprete de LIBRAS ajuda amigo cego e surdo a acompanhar a abertura da Copa e o jogo do Brasil de uma forma bem diferente.


Brazilian Teacher8.jpg

Segundo a própria descrição do vídeo "Surdocego "assistindo" aos jogos da Copa - Uma possibilidade de adaptação" sempre há um jeito para tudo.

O intérprete de Língua Brasileira de Sinais Hélio Fonseca de Araújo encontrou uma forma engenhosa de proporcionar ao seu amigo surdocego Carlos a emoção de "assistir" a um jogo de futebol.

Carlos, hoje com 27 anos de idade, nasceu surdo e começou a perder a visão aos 14 anos e há 2 anos não consegue acompanhar nenhum jogo de futebol. Apesar de suas limitações sensoriais ele foi capaz de desfrutar a abertura da Copa e o jogo entre Brasil e Croácia graças aos seus amigos maravilhosos.

LIBRASs1.jpg

LIBRASs2.jpg

Com a ajuda de outra intérprete, Regiane, Hélio construiu uma réplica de um campo de futebol e antes de começar o jogo ele guiou as mãos de Carlos em volta da mesa improvisada para explicar o posicionamento dos jogadores e como ele e Regiane passariam detalhes importantes como cartões, faltas e os números das camisas em suas costas.

LIBRASs3.jpg

LIBRASs4.jpg

Quando o jogo começou Carlos acompanhou em tempo real e foi capaz de experimentar a energia ao vivo de uma partida de futebol, expressando frustração e alegria em diversos momentos.

"Queremos que ele sinta as mesmas sensações que as outras pessoas, ao verem e ouvirem, sentem. Postei o vídeo com o objetivo de mostrar que para tudo na vida existe uma solução", disse Hélio.

heliosurdos2.gif

LIBRASs5.jpg

LIBRASs6.jpg

LIBRASs7.jpg

LIBRASs8.jpg

No vídeo abaixo você confere a emoção e a paixão de Carlos durante o jogo, especialmente quando ele joga as mãos para o ar celebrando a vitória do Brasil. É emocionante.

Fonte: NY Daily News


Margarete Morrissey

Eu tenho um coração um século atrasado..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Margarete Morrissey