Surdo-cego assiste aos jogos da Copa - uma possibilidade de adaptação
Segundo a própria descrição do vídeo "Surdocego "assistindo" aos jogos da Copa - Uma possibilidade de adaptação" sempre há um jeito para tudo.
O intérprete de Língua Brasileira de Sinais Hélio Fonseca de Araújo encontrou uma forma engenhosa de proporcionar ao seu amigo surdocego Carlos a emoção de "assistir" a um jogo de futebol.
Carlos, hoje com 27 anos de idade, nasceu surdo e começou a perder a visão aos 14 anos e há 2 anos não consegue acompanhar nenhum jogo de futebol. Apesar de suas limitações sensoriais ele foi capaz de desfrutar a abertura da Copa e o jogo entre Brasil e Croácia graças aos seus amigos maravilhosos.
Com a ajuda de outra intérprete, Regiane, Hélio construiu uma réplica de um campo de futebol e antes de começar o jogo ele guiou as mãos de Carlos em volta da mesa improvisada para explicar o posicionamento dos jogadores e como ele e Regiane passariam detalhes importantes como cartões, faltas e os números das camisas em suas costas.
Quando o jogo começou Carlos acompanhou em tempo real e foi capaz de experimentar a energia ao vivo de uma partida de futebol, expressando frustração e alegria em diversos momentos.
"Queremos que ele sinta as mesmas sensações que as outras pessoas, ao verem e ouvirem, sentem. Postei o vídeo com o objetivo de mostrar que para tudo na vida existe uma solução", disse Hélio.
No vídeo abaixo você confere a emoção e a paixão de Carlos durante o jogo, especialmente quando ele joga as mãos para o ar celebrando a vitória do Brasil. É emocionante.
Fonte: NY Daily News