sphere

um olhar mais demorado

Passo a passo para dormir melhor

A razão pela qual milhares de pessoas não conseguem atingir uma boa qualidade de sono é que, inconscientemente, fazem o oposto para que isto aconteça. O estilo de vida é peça fundamental para adquirir boas noites de sono. O que fazemos - e como fazemos - durante o dia, afeta como nosso corpo vai reagir à noite. Portanto, prestar atenção em nosso hábitos diários é o primeiro passo.


350281095_1386091104.jpg

Um dos grandes problemas que a sociedade atual enfrenta é a insônia, um problema grave de saúde, uma vez que nada funciona direito se o corpo não descansa apropriadamente. O cérebro fica mais lento, o corpo perde energia, nossos reflexos ficam comprometidos e como consequência, toda a nossa vida é afetada, desde o aumento de irritabilidade - pela falta de noites bem dormidas - até o estresse no trabalho pela falta de atenção e concentração, podendo ser fatores que nos prejudicam fisica e emocionalmente.

Como dormir bem
O procedimento é simples, no entanto, requer atenção e disciplina, pois você está prestes a estabelecer novos padrões para o seu dia-a-dia. Este procedimento é baseado no plano do Dr. Frank Lipman - especialista americano no campo da medicina integrativa, focada no bem-estar sustentável.

É importante que você siga o plano por no mínimo seis semanas, tempo ideal para que o cérebro se acostume com uma nova rotina e horários, mandando, deste modo, mensagens para o seu corpo, o qual vai obedecer.
Se você quer dormir melhor à noite, faça o esforço de se comprometer a seguir rigorosamente estes passos. Após as seis semanas, seu corpo estará acostumado ao horário que você impôs, fazendo com que sua rotina à caminho da "terra dos sonhos" fique muito mais fácil e natural.

Aqui, o plano é seguir uma rotina com sete ou oito horas de sono. Mas, você pode adaptar este plano de acordo com os seus horários. Se você se levanta às 6h, 7h ou 8h da manhã não importa, você ainda pode seguir os padrões recomendados.

Sleeping-Well.jpg

13h00 - Luz e exercício
Os padrões de sono são influenciados pela luz que você recebe durante o dia. Deste modo, sair ao ar livre é recomendado, mesmo para aqueles que passam o dia dentro de um local fechado, como escritórios, por exemplo. Faça um break e saia ao ar livre. A luz natural ajuda a regular os hormônios e as substâncias responsáveis por relaxar o organismo, isso vai ser essencial para quando for a hora de dormir.

Se for possível fazer algum tipo de exercício físico, durante o dia - e de preferência seis horas antes da hora de dormir - também ajuda na qualidade do sono. O exercício pode ser algo leve e natural, como uma simples caminhada. Começar a caminhar até o trabalho é uma excelente opção, além de ser saudável e ecologicamente correto. O exercício aumenta a amplitude dos ritmos diários e diz ao corpo para promover ciclos de sono mais profundos. Portanto, movimente-se mais!

15h00 - Última chance para o café

cafc3a9-grc3a1vidas.jpg

De acordo com Lipman, a partir das 15h00 é recomendado não mais ingerir café, ou qualquer produto que contenha cafeína, uma vez que a substância interfere no relaxamento dos neurônios, alterando a qualidade do sono.

18h30/19h00 - Hora da última refeição

A hora de comer é agora. Preparar uma refeição leve e balanceada, ao menos três horas antes do horário de dormir - é essencial para uma boa noite de sono. Comer algo leve neste horário não vai sobrecarregar o seu estômago e fará com o que o seu organismo tenha tempo para trabalhar no lento processo digestivo, sem interferir na sua hora de descanso.

20h00/20h30 - Chega de líquidos

Cerca de três horas antes do horário de dormir, pare de beber. Isso vai ajudar a manter um sono ininterrupto, especialmente se você tende a se levantar para aliviar-se no meio da noite. Outra dica para reduzir as idas ao banheiro é evitar açúcares, grãos e carboidratos à noite.

21h30/10h30 - Hora de desligar tudo

Insônia.jpg

Talvez este passo seja um dos mais difíceis. Tudo o que tiver uma tela deve ser desligado, seja a TV, o computador, o tablet ou smartphone. Este processo irá ajudar a acalmar e aliviar os estímulos do cérebro, sinalizando para o seu corpo que a hora de dormir está por chegar. Removendo todas as distrações, sua mente se acalma e seu corpo prepara-se para relaxar.

23h00 - Sistema nervoso

Desligue as luzes, ou diminua a intensidade das luzes. Segundo Lipman, é permitido ler alguma coisa, mas tome cuidado com o gênero. Evite jornais, história de suspense, ou afins, estilos que podem acelerar o seu pulso que já deveria estar relaxado. Também é permitido ouvir música calma, isso ajuda o cérebro a entrar num estado de meditação, relaxando a musculatura, o que ajuda no processo do sono.

23h30/00h00 - Hora de dormir

Uma máscara de dormir sempre ajuda a relaxar os olhos, mas é completamente opcional.
De acordo com Lipman, se você ainda tiver problemas para dormir, levante-se e tente fazer alguma atividade relaxante como, por exemplo, ler ou alguma atividade manual que não requer muito esforço como tricô. Mas ele lembra que é importantíssimo não ir sentar à frente do computador ou televisão.

sleeping_well.png


rejane borges

Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //rejane borges