sphere

um olhar mais demorado

Um olhar vale mais do que mil palavras

Fotos verdadeiramente emocionantes, retratando as pessoas no seu melhor e no seu pior momento.


Powerful Photos Of Peoples Eyes12.jpg

"Os olhos são as janelas da alma."

Esta frase pode muito bem ser atribuída a inúmeras figuras históricas. Os olhos, muitas vezes, podem comunicar verdades sobre um indivíduo e sobre a sua alma que talvez não possa ser expressado pela linguagem humana.

Os usuários do fórum "santabanta" iniciaram uma busca por várias imagens onde os olhos dizem tudo, juntamente com suas respectivas histórias.

em Rechtenbach1.jpg
1. Loucura - Um soldado em choque em uma trincheira durante a Batalha de Courcelette em meados de setembro 1916. Uma mistura de pânico, incapacidade de raciocinar, dormir, andar e até falar.
© xerq.io

em Rechtenbach2.jpg
2. Derrota - Soldado do Exército Vermelho marcha com um soldado alemão como prisioneiro depois da Batalha de Stalingrado. Os alemães foram presos e milhares deles morreram de desnutrição, queimaduras e doenças. Foi uma das batalhas mais sangrentas da história da guerra com as maiores estimativas de baixas. Quase dois milhões de mortes.
© wikipedia.org

em Rechtenbach3.jpg
3. Medo - Hans-Georg Henke, um jovem soldado alemão de apenas 15 anos, chora após ser capturado pelo exército dos Estados Unidos em Rechtenbach, Alemanha, em 3 de abril de 1945. Ele era um membro da Luftwaffe (esquadrão antiaéreo) e explodiu em lágrimas. Seu pai morreu em 1938 e sua mãe em 1944. Ele havia entrado para a Luftwaffe para poder se sustentar.
© life.time.com

em Rechtenbach4.jpg
4. Fadiga - O olhar assombroso de um americano, prisioneiro de guerra, depois de sua libertação do campo alemão de prisioneiros. Limburg, Alemanha, 1945.
© life.time.com

em Rechtenbach5.jpg
5. Coragem - A afegã Bibi Aisha Mohammadzai tinha 12 anos quando seu pai a comprometeu em casamento com um combatente talibã. Aos 14 anos casou-se mas passou a viver sob abusos físicos e psicológicos. Aos 18 anos fugiu de sua casa mas foi capturada e mantida presa por 5 meses até ser devolvida a seu esposo e família. Na mesma noite foi levada para as montanhas e teve seu nariz e orelhas decepados como vingança.
© Jodi Bieber

em Rechtenbach6.jpg
6. Receio - Crianças assistindo um dragão sendo morto em um show de marionetes em Paris, 1963.
© Alfred Eisenstaedt, life.time.com

em Rechtenbach7.jpg
7. Inveja - Sophia Loren e Jayne Mansfield em uma festa da 20th Century Fox em 12 de abril de 1957.
© Vanity Fair

em Rechtenbach8.jpg
8. Inocência - A imagem é chamada de "The Boy with the Sapphire Eyes" (o garoto com olhos de safira). A fotógrafa foi acusada de ter usado o photoshop mas divulgou outras fotos do garoto para provar como ele é de fato.
© Vanessa Bristow

em Rechtenbach9.jpg
9. Aceitação - A imagem foi retirada do álbum pessoal de um soldado alemão. Possui a marcação "o último judeu de Vinnitsa" no verso e mostra um membro da Einsatzgruppe D prestes a atirar em um judeu ajoelhado diante de uma vala cheia de corpos em Vinnitsa, Ucrânia, em 1941.
© rarehistoricalphotos.com

em Rechtenbach10.jpg
10. Alívio - Um cirurgião cardíaco e seu assistente (dormindo no canto) após 23 longas horas de um transplante de coração, bem-sucedido.
© James Stanfield

em Rechtenbach11.jpg
11. Desespero - A mulher deitada na calçada em Varsóvia está morrendo de fome. Esta foto foi tirada por um soldado alemão chamado Heinz Joest, na Polônia em 1941.
© wien.gv.at

em Rechtenbach12.jpg
12. Espanto - O momento exato em que Harold Whittles, que nasceu surdo, ouve pela primeira vez depois de ser equipado com um aparelho auditivo.
© Jack Bradley

em Rechtenbach13.jpg
13. Pânico - A "Tragédia de Hillsborough" foi um incidente que ocorreu em 15 de abril de 1989 no Estádio Hillsborough, em Sheffield (Inglaterra) durante o jogo entre Liverpool FC e Nottingham Forest. Durante a partida 96 torcedores do Liverpool morreram pisoteados e outros 766 ficaram feridos. Foi o maior desastre do futebol inglês e um dos maiores do mundo. As investigações apontaram que a tragédia não foi causada por ação violenta e sim pela superlotação do estádio.
© photosofwar.net

em Rechtenbach14.jpg
14. Inocência perdida - A foto mostra Ahmed, aos 8 anos de idade, filho de um combatente rebelde sírio fumando e montando guarda com uma AK-47. Um dos combatentes mais jovens a serem arrastados para a guerra civil em seu país.
© Sebastiano Tomada

em Rechtenbach15.jpg
15. Ódio - Joseph Goebbels, carrancudo, para o fotógrafo Alfred Eisenstaedt, depois de descobrir que ele era judeu, em 1933.
© life.time.com

em Rechtenbach16.jpg
16. Atenção - Sharbat Gula perdeu os pais durante o bombardeio soviético no Afeganistão. Enquanto ela estava no campo de refugiados foi fotografada por Steve McCurry.
© Steve McCurry

em Rechtenbach17.jpg
17. Vergonha - Mulher francesa tem a cabeça raspada por civis como uma penalidade por ter ligações com as tropas alemãs.
© oldhistoricphotos.com

em Rechtenbach18.jpg
18. Sofrimento - Nguyen Thi Ly sofre de deficiência do "agente laranja". Durante a Guerra do Vietnã os militares americanos pulverizaram cerca de 12 milhões de litros do herbicida agente laranja sobre o Vietnã com a intenção de destruir imediatamente as vegetações e a floresta densa que fornecia alimentos para as forças Vietcong. Pelo menos 4,5 milhões de vietnamitas e 2,5 milhões de veteranos americanos podem ter sido expostos ao pesticida. Embora a pulverização tenha terminado há 30 anos a dioxina do agente laranja continua causando estragos em três gerações de vítimas.
© foto.jp.dk

em Rechtenbach19.jpg
19. Paz - O soldado na foto é desconhecido mas ele estava com a 173ª Brigada de Defesa Antiaérea em Vinh Phuc, no sul do Vietnã, em 18 de junho de 1965.
© Horst Faas

em Rechtenbach20.jpg
20. Alegria - Mulher no momento de sua libertação, tão magra mas com o rosto brilhando e feliz, como se ela nunca tivesse sido presa, em 1945.
© scrapbookpages.com


Margarete Morrissey

Eu tenho um coração um século atrasado..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Margarete Morrissey