sphere

um olhar mais demorado

5 dicas para solucionar problemas de informática

Aprenda a solucionar alguns problemas comuns com celulares e computadores.


images.jpg

Problemas técnicos com o PC, laptop e smartphones são muito comuns e, muitas vezes, nos pegam de surpresa, como por exemplo, navegador lento, bateria danificada, vírus, configuração incorreta, programas que entram em conflito com o antivírus ou formatação. Estes problemas são apenas alguns dentre muitos outros, sendo líderes entre os temas pesquisados no search do Google.

A continuação listamos os cinco problemas mais decorrentes e dicas de cómo solucionar-los. Agora dependendo do tamanho do seu problema recomendamos buscar a ajuda de um profissional, existem muitas Soluções em Informática por todo Brasil em Infoisinfo, por exemplo, um diretório que reúne empresas de todos os setores. Ou também sugerimos a velha técnica de pedir ajuda a amigos ou familiares, na maioria das vezes sempre existe alguém que conhece um bom profissional.

1 - Como deixar o PC mais rápido?

011846725-worried-businessman-computer.jpeg

Se o seu PC está lento, isso pode ser consequência de vários fatores como, por exemplo, HD cheio, vírus, arquivos temporários e necessidade de desfragmentação de disco. Com o tempo é, também, normal que o computador acumule arquivos inúteis. Para acelerar os comandos de seu PC é preciso identificar quais os problemas.

Uma das tarefas mais simples para deixar o seu computador mais rápido é a desfragmentação de disco e a limpezade arquivos temporários e de internet. Esta opção é encontrada no Painel de Controle do seu PC. No ítem Ferramentas Administrativas, você encontra opções para limpar arquivos desnecessários.

2 - Aprenda a programar seu PC para desligar sozinho

O Windows possui diversas tarefas inteligentes e uma delas é programar o PC para desligar sozinho num horário pré-determinado. Essa função é útil se precisamos sair quando é necessário deixar o computador ligado baixando algum programa ou passando o antivírus. Além disso, economiza energia e evita superaquecimento de algum componente do PC. Para programar o desligamento automático do PC, vá em Ferramentas Administrativas no Painel de Controle, onde aparece várias funções de agendamento.

3 - O que fazer se o smartphone cair na água

celular agua

Situações em que o celular cai na água, ou até mesmo no sanitário, são mais comuns do que imaginamos. Para evitar que o aparelho danifique, é preciso saber o procedimento imediato e mais seguro a ser feito.

Remover a bateria imediatamente é fundamental, assim como remover, também, o chip e o cartão de memória. É preciso secar com um pano os espaços entre as teclas e todo o compartimento da bateria. Algumas pessoas usam secador de cabelo, no entanto, é preciso certificar-se de que a temperatura do ar do aparelho esteja fria e não quente, do contrário, o celular pode ser danificado. Deixe o aparelho secar durante dois dias e só ligue-o novamente quando estiver completamente seco, ou pode ocorrer um curto circuito. Caso nenhuma das dicas acima funcione, pode ter acontecido oxidação na placa do aparelho, ela pode ser removida e trocada facilmente por um técnico.

4 - O que fazer para evitar/remover vírus no smartphone

Virus-HP.jpg

Os vírus nos celulares podem se manifestar de diversas maneiras. Pode surgir em forma de propagandas suspeitas, lentidão ao usar o aparelho, aparição de ícones desconhecidos. Quando infectado, o aparelho fica vulnerável a ataques cibernéticos, como o roubo de senhas e informações pessoais do usuário. Para evitar que isto aconteça, o usuário deve baixar um antivírus na loja de aplicativos de seu sistema operacional. A Google Play, por exemplo, para os usuários de Android. Após baixar o antivírus, o usuário deve instalá-lo e fazer uma varredura. Se o aparelho estiver com vírus, o programa irá encontrar os arquivos infectados e removê-los.
O usuário também tem a opção de fazer backup para salvar os arquivos do telefone e, em seguida, restaurar o padrão de fábrica.

5 - Como aumentar a vida da bateria do seu celular

Mantenha o celular em lugares frescos, ou seja, não deixe o aparelho exposto ao calor. Utilizar a função de poupar energia é sempre importante para prolongar a sua vida útil. Desativar funções que não estejam em uso em determinado momento, como por exemplo, conexões 3G, Wi-Fi e Bluetooth. Estas funções consomem uma carga significativa de bateria. Aplicativos que não são usados também podem ser excluídos do aparelho.
Tire o aparelho quando estiver carregado: ao atingir 100% da recarga do celular, retire da tomada, uma vez que ele pode aquecer e danificar a bateria.

battery_charge_phone_electrical.jpg


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine