Sapatos que crescem
Às vezes, a invenção mais simples pode mudar milhões de vidas.
Esse é o objetivo do sapato que cresce, uma sandália inventada por Kenton Lee e pode ter o seu tamanho ajustado evitando que as crianças em nações pobres fiquem com os pés descalços.
Os sapatos vêm em tamanhos pequenos e grandes e podem aumentar 5 vezes o seu tamanho e durar pelo menos cinco anos.
Há mais de 300 milhões de crianças que não têm sapatos e incontáveis mais com sapatos que não se encaixam. As crianças sem sapatos são suscetíveis às lesões e parasitas que infectam os seres humanos através dos pés. O problema com doações de sapatos comuns é que eles são logo superados, que é exatamente o problema que esses novos sapatos corrigiriam.
O site destaca pacotes que permitem que os compradores enviem os sapatos em massa para os países que mais necessitam deles.
"O processo de design foi interessante porque eu não sou um designer. E eu não sabia nada sobre sapatos. Eu era apenas um cara normal com uma ideia. Nós encontramos uma empresa de desenvolvimento de calçados chamada Proof of Concept em Portland, Oregon. Eles eram o parceiro ideal para ajudar a projetar nossos sapatos", disse Kenton Lee.
"Estamos confiantes na durabilidade dos nossos sapatos porque nós os projetamos em primeiro lugar para a função e não para a moda. Na verdade, nós não nos importamos com a forma que ele pareceria, queríamos apenas fazer um sapato mais duradouro possível. Puramente funcional. A sola de borracha é comprimida - muito semelhante a uma borracha de pneu. O resto do sapato é um couro de alta qualidade."
"O nosso primeiro lote de 3.000 pares de sapatos já foi vendido. Nós temos 5.000 pares para serem entregues em julho. Agora os nossos sapatos estão no Quênia, Gana, Ruanda, Uganda, Nicarágua, Guatemala, Peru, Colômbia, Vietnã e Laos. a maioria está no Quênia."
"Somos uma organização muito pequena mas estamos animados e crescendo."
(Via Bored Panda)