tantas palavras

Um olhar aprofundado sobre as coisas e as pessoas do mundo

Bruno Lemos

É imprescindível sempre estar disposto a aprender mais com cada ser humano que cruza nosso caminho, pois a Estrada do Conhecimento é infinita.

Sir Isaac Newton

O texto trata, em breve linhas, da história de vida do famoso cientista inglês Isaac Newton e de sua contribuição grandiosa para a Humanidade.


New_Newton_wide-1200.jpg

Isaac Newton nasceu em 4 de Janeiro de 1643 em Woolsthorpe, Inglaterra. Orfão e abandonado pela mãe aos três anos de idade, Newton foi criado pelos avós, tendo mostrado sempre uma incrível habilidade para construir objetos mecânicos artesanais.

É considerado, ao lado de Albert Einstein, como o maior cientista de todos os tempos.

Graças ao Cálculo Diferencial e Integral, ferramenta matemática inventada por Newton, hoje moramos em edifícios. Os movimentos dos carros das montanhas-russas em parques de diversões obedecem também a Cálculos complexos e superiores, criados por ele, nas suas Leis do Movimento.

Ele precisava de uma nova Matemática para comprovar suas teorias, então simplesmente a inventou.

Tido como homossexual pelos seus biógrafos, Newton começou a estudar Matemática para se livrar das surras que levava dos colegas do colégio - tinha biotipo franzino e frágil. Como sempre, mentes geniais costumam ser massacradas pela multidão que não lhes alcança a grandeza.

Um corpo que está em inércia tende a permanecer em inércia - Primeira Lei de Newton - a menos que seja exercida sobre ele uma força irresistível. Isto vale tanto para gigantescos corpos celestes quanto para seres humanos.

Tão famosa quanto ele é a clássica história de que ele elaborou as Leis da Gravitação Universal ao ser atingido por uma maçã enquanto dormia sob uma árvore. Incontáveis pessoas já tinham visto a maçã cair, mas só Newton fez desta descoberta um legado grandioso para a Humanidade. Atualmente, a NASA lança sondas ao espaço tomando por base as descobertas originais de Newton e de Kepler.

Com contribuições enormes no campo da Física Óptica, da Astronomia e da Gravitação Universal, ele foi matemático, físico, filósofo, teólogo e profundamente ligado a Deus, a quem admirava incondicionalmente. Costumava dizer que só uma Mente Superior podia manter incontáveis mundos girando no espaço sideral sem que se chocassem: esta tarefa estava muito acima da capacidade de qualquer ser humano.

Foi arrogante durante boa parte de sua vida profissional. Humilhava publicamente seus adversários. Todavia, ele, alma sensibilíssima, ao pressentir a proximidade da morte, deixa-nos esta pérola, exemplo extremo de humildade e devoção de um Gigante diante de seu Criador:

"Tenho a impressão de ter me comportado a vida inteira como uma criança brincando na areia da praia, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso Oceano do Desconhecido jazia logo ali, silencioso, diante de meus olhos". Isaac Newton

New_Newton_wide-1200.jpg


version 1/s/literatura// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Bruno Lemos