tantas palavras

Um olhar aprofundado sobre as coisas e as pessoas do mundo

Bruno Lemos

É imprescindível sempre estar disposto a aprender mais com cada ser humano que cruza nosso caminho, pois a Estrada do Conhecimento é infinita.

Por trás destes lipídios existe uma pessoa legal

O texto trata das dificuldades das pessoas gordas na sociedade narcisista moderna, mas ressalta que beleza física nem sempre é sinônimo de parceria no Amor nem de relacionamentos duradouros.


mulhergordaxhomemmagro.obvious.jpg

Quando a música "Óculos", da banda Paralamas de Sucesso, foi lançada ("Se as meninas do Leblon não olham mais pra mim - Eu uso óculos!...por trás destas lentes existe um cara legal..."), usar óculos era o máximo de vergonha que uma pessoa jovem daquela época podia passar. A obesidade era coisa raríssima de se ver, Academias de ginástica eram pouco conhecidas e o culto a beleza física ainda não tinha virado uma febre mundial.

O mundo mudou muito, e os padrões de beleza atuais atingem níveis neuróticos e patológicos.

Atualmente, é comum se encontrar mulheres com mais de 40 e com corpos esculturais, modelos fotográficos ainda não descobertas. Pra que? Descubra agora o segredo de muitas: elas passam fome. Só fazem duas refeições ao dia, e pulam o jantar (segundo os especialistas , é a refeição em que devemos comer menos). Alguém consegue atentar para a seriedade do fato? passam fome, tendo comida em casa!!! Não comem nem uma folha de alface à noite!

Não são pioneiras nesta área.

A célebre Julia Roberts já afirmou, em entrevista: "Vocês admiram meu corpo lindo? É mesmo? Passei fome minha vida inteira pra ter ele!" Quanto à carreira profissional de Julia, todos sabem ser ela milionária. Mas seu corpo lindo não lhe garantiu sorte no amor, pois é sabido que ela só casa com caras complicados.

Obesidade está intrinsecamente ligada ao que comemos hoje, e tudo que comemos leva o veneno chamado GLÚTEN. Mas há outros motivos: remédios que a pessoa toma, doenças, metabolismo lento, falta de exercícios. Não é assunto simples, mas hiper complexo. Não é má vontade dos gordinhos serem gordinhos, como pensam os ignorantes. Cirurgias de redução de estômago envolvem altos riscos de morte, e muitas vezes a pessoa obesa não pode correr este risco porque tem outras pessoas que dependem dela pra sobreviver (pais, filhos).

Milhões de quarentões e quarentonas hoje em dia estão acima do peso. Tem aquele caso do amigo que começou a correr e virou maratonista. Resultado: ficou esbelto e vaidoso. Passou a correr mais. Azar o dele: ganhou uma hérnia de disco, mandou as corridas pras cucuias e engordou de novo. Veja o caso dos atletas profissionais Ronaldo Fenômeno (futebol) e Daiane dos Santos (ginástica) : bastou se aposentarem e desistiram da rotina exauriente dos execícios. Resultado: engordaram, e muito.

Talvez você se pergunte porque homens bonitos se casam com mulheres gordas, ou porque mulheres bonitas e curvilíneas se casam com homens gordos. Procure enxergar além das aparências físicas: casamento não é desfile de moda, pessoas gordas podem dar bons cônjuges e, ainda por cima, melhores pais para os filhos das pessoas ditas "bonitas".

A Natureza parece injusta muitas vezes: quando somos adolescentes, temos o metabolismo ao máximo, podemos comer até concreto armado que nosso corpo digere tudo. É a época em que também ainda não trabalhamos, estamos lisos, e o máximo que podemos é pagar um sorvete pra namorada. Não temos carro, andamos de ônibus.

Ai, crescemos, nos empregamos, ganhamos dinheiro e o que acontece? vem a dona Natureza e começa com brincadeiras de mau gosto com nossa vaidade. Faça o que você fizer, vais engordar, sem apelação. O médico nos diz para largar o carro, caminhar mais e comer mais verduras!! Pasmem!!! A maldade humana não tem limites!!!

Brincadeiras à parte, existe muito mais humanidade num gordo legal do que numa pessoa linda e egoísta, que só pensa nela própria. Você já pensou nisto? Certamente todo mundo tem exemplos pessoais a respeito.

Já fez a "mea culpa"? Quantas vezes você já zombou de pessoas gordas na vida e agora se vê num corpo redondo contra o qual não pode fazer nada??

Muitas vezes não dá para correr, por causa da hérnia de disco, e evita-se a cirurgia de estômago, por causa do risco de morte...

Melhor comer sozinho, sem ninguém por perto para nos atazanar. Com prazer e sem culpas. Não só matos, mas aquilo que nos dá prazer. Pelo menos nos finais de semana. Depois a gente volta a passar fome durante a semana. Vida de gordo é fazer dieta ad infinitum...

No final das contas, é de se render homenagens aos gordinhos e gordinhas que conquistaram companheiros de vida por ostentarem valores morais admiráveis e pelo coração bom que possuem, além do sobrepeso. Estas pessoas, que já foram magras um dia, tiveram a rara sorte de encontrar alguém (parceira ou parceiro) que lhes enxergasse o caráter, no meio de uma multidão de olhares de reprovação e por baixo de uma grossa camada de gordura...


version 2/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Bruno Lemos