tavernarias do vix

Expondo minha nem sempre popular opinião.

Victor de Andrade

Saudações, nobre Aventureiro do Cotidiano! Esse texto foi originalmente postado na página da Taverna do Aventureiro assim como outras Tavernarias do Vix e de seus comparças. Visite, comente, interaja! // facebook: http://facebook.com/tavernadoaventureiro // twitter da Taverna: http://twitter.com/Tavernaria // twitter do Vix: http://twitter.com/Tio_Mago

5 Aberturas Pra Curtir Música e Série

Sabe aquelas aberturas de série que você nunca pula de tão legal que é? Sabe aquela música que fica grudada na sua cabeça depois daquela maratona do final de semana no Netflix? É disso que estou falando. Confira minha lista de músicas de abertura favoritas e comente dizendo quais eu deixei passar!


that_70s_show_clip_theme_song.jpg

“Oi, você já está assistindo séries há mais de 18 horas, deseja continuar?” é o que pergunta o Netflix e depois de apertar o OK, o que sempre segue aquele sentimento de culpa por começar mais um episódio é a música de abertura da série. Ou então quando você está esperando ansiosamente o lançamento da próxima temporada do seu seriado favorito e quando o dia finalmente chega você é recebido ao som daquela introdução musical excelente que já vai te deixando no clima do episódio.

Não importa o estilo, não importa a época, não importa a situação; desde que assistíamos séries de TV ao voltar da escola ou nos sábados de manhã da nossa infância e adolescência, até os dias de hoje com o monopólio do Netflix, as músicas de abertura fazem tanto parte das nossas vidas que nos vemos cantarolando-as por dias a fio.

E é com essa ideia que eu venho hoje listar aqui minhas aberturas de séries favoritas! Mas antes, algumas regras: pra essa lista eu não incluí introduções instrumentais, então Game of Thrones e Breaking Bad vão ficar pra próxima; eu também tentei evitar clichês como as introduções de Friends e de Fresh Prince of Bel-Air (Um Maluco no Pedaço), simplesmente porque elas tocaram demais até mesmo fora do contexto de séries de TV.

Vamos à lista! Minhas favoritas são – não necessariamente nessa ordem:

“Jane” por Jefferson Starship para Wet Hot American Summer

Nada grita mais “VERÃO AMERICANO” quanto os primeiros minutos do filme Wet Hot American Summer e por sua vez a mais recente série do Netflix – Wet Hot American Summer: First Day of Camp – que é um prólogo do filme de 2001 e usou a mesma abertura. A canção icônica acompanhada dos tiozões Paul Ruud, Bradley Cooper e Amy Poehler voltando às suas personagens de 14 anos atrás e fingindo ter 16 anos de idade ao contracenar com crianças de verdade... não tem nem o que dizer, a cacofonia setentista de Jefferson Starship é a trila sonora perfeita.

“In The Street” por Cheap Trick para That 70’s Show

E falando de anos 70, vamos para um dos meus sitcoms favoritos: That 70’s Show, com Ashton Kutcher e Mila Kunis jovenzinhos e com uma versão da Laura Prepon completamente diferente da Alex de Orange is the New Black. A série ficou no ar de 1998 a 2006, sem contar as reprises, mostrando a cômica vida dos adolescentes de Point Place, Wisconsin nos anos 70 tentando levar uma inocente vida de álcool, sexo, drogas e rock n roll.

A música foi escrita originalmente por Alex Chilton e Chris Bell da banda Big Star, e ironicamente eles ganharam $70 toda vez que um episódio foi ao ar, mesmo a versão original não tendo sido usada. Na primeira temporada, a versão cantada por Todd Griffin foi escolhida; e na segunda, com a produção já tendo mais dinheiro pra gastar, a banda Cheap Trick – de hits como “Surrender” – gravou a versão que foi usada nas temporadas seguintes. HELLO WISCONSIN!

“You’ve Got Time” por Regina Spektor para Orange Is the New Black

Já que citei a série agora há pouco, aí vai mais uma abertura fantástica: You’ve Got Time, gravada pela diva folk Regina Spektor para a série, chegando a concorrer ao prêmio de Melhor Canção Escrita Para Mídia Visual no 56° Grammy Awards. Precisa dizer mais?

Precisa. A letra de música descrevendo como uma pessoa presa tem tempo de se adaptar às suas condições e de conhecer bem as pessoas ao seu redor combina perfeitamente com o tema dramático de uma das melhores séries da atualidade.

“This Life” por Curtis Stieger & The Forest Rangers para Sons of Anarchy

Uma série que teve 7 temporadas em 6 anos de transmissão e em nenhum momento deixou de prender os espectadores com o drama de um clube de motoqueiros numa pequena cidade californiana. Sons of Anarchy passar por histórias de violência, drama e família, sempre ligando um tema ao outro de maneira primorosa, sendo que muito desse primor se deve à uma das melhores trilhas sonoras já feitas, acredite em mim, parece que quando eles não achavam uma música perfeita pra uma cena, eles mandavam os Forest Rangers gravarem uma versão cover de algum clássico – foi assim com uma das mais interessantes versões de Bohemian Rhapsody.

E uma série com trilha sonora tão recheada não poderia vacilar na abertura. This Life é a música que mais me dá vontade de montar numa moto e vagar pelas estradas! Além disso, os caras são tão caprichosos que fizeram uma versão “irlandesa” da música para os episódios que se passaram em Belfast na Irlanda do Norte (vídeo aqui).

“If I Had A Heart” por Fever Ray para Vikings

Fugindo de originais do Netflix, de séries da ABC, NBC, HBO ou qualquer outra sigla, vamos para uma série do History Channel! Ainda me impressiona a maneira como um canal de TV focado em documentários conseguiu transmitir uma história lendária e normalmente estudada por historiadores para leigos e fanáticos ao mesmo tempo.

Vikings conta a lenda de Ragnar Lothbrok e sua companhia de guerreiros escandinavos. Longe dos clichês de capacetes de chifre e de deuses da Marvel, a série que já está em sua terceira temporada mostra toda a violência e rusticidade dos mais antigos desbravadores do planeta. E pra traduzir essa rusticidade toda em forma de música, a canção If I Had Heart da sueca Fever Ray funciona muito bem, já que a intencional falta de instrumentos complexos me faz acreditar plenamente que Ragnar, Floki, Lagertha e companhia já tocaram algo similar na época deles há séculos atrás. Veja:

Muita música e muita série, aventureiros. Essa foi a lista das minhas favoritas, mas estou longe de ter assistido e escutado tudo o que tem por aí. Já conhecia todas as músicas da lista? Acha que alguma ficou faltando? É um fanático por Friends e quer reclamar da falta da série na lista? Fique à vontade pra comentar aqui no post ou pode me chamar no twitter @Tio_Vix. Comentários no post na página da Taverna do Aventureiro também serão sempre aceitos e respondidos. Até a próxima.


Victor de Andrade

Saudações, nobre Aventureiro do Cotidiano! Esse texto foi originalmente postado na página da Taverna do Aventureiro assim como outras Tavernarias do Vix e de seus comparças. Visite, comente, interaja! // facebook: http://facebook.com/tavernadoaventureiro // twitter da Taverna: http://twitter.com/Tavernaria // twitter do Vix: http://twitter.com/Tio_Mago.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Victor de Andrade