Juliana Polippo

Juliana Polippo é produtora multimídia, especialista em Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina. Idealizadora do canal de vendas de arte independente Polippo Art Shop [ polippoartshop.com ]

Arte neoliberalista

Os discursos dos políticos brasileiros estão ocupando toda a mídia do país, alcançando uma proporção internacional vergonhosa. Estamos, sem sombra de dúvidas, diante do maior escândalo de corrupção já vivido na história.


Diante de tais aspectos, político-econômicos e sociais brasileiros há pouco espaço para qualquer sobrevivência neste momento. Porém, os artistas detentores do ofício da sensibilidade precisam utilizá-lo em prol do diálogo com toda gente. A partir deste ponto, a série de foto colagem feita pela artista Juliana Polippo, pretende levantar questões acerca da retaguarda neoliberalista no funcionamento da própria arte.

Segundo ela, o controle transversal exercido pelo poder deve ser encarrado de frente, principalmente por aqueles que abdicam de tais posições sociais: os artistas independentes, "marginais" ideológicos que ousam examinar seus próprios suspiros.

Quem de nós tem coragem de perder a esperança? Assistir todos os brasileiros torcendo contra ou a favor do time do impeachment, assusta. O Partido dos Trabalhadoras no último domingo foi para os pênaltis na Câmara dos Deputados. Os debutantes cuspiram sermões ignorantes uns contra os outros e esconderam embaixo dos tapetes o respeito a nação.

A arte tem a função de não se calar em momento algum.

A ousada produtora multimídia, aproveita o ensejo para exercer sua cidadania em nome da falta de arte nos espaços públicos, da desunião nas militâncias culturais, dos clubes de mercado formados pelos programas de fomento a cultura e etc. A artista, por meio da autocrítica, ironiza e ressignifica seu próprio trabalho numa sequência imagética que não pretende servir a procedimento algum.

Os ingredientes das imagens são: doses de fotografias, impressos digitais, recortes de revistas, negativo, canetinha preta, tesoura, cola e um tanto de indignação.

01.jpg

foto colagem: #EMPODERAus. // artista: juliana polippo

02.jpg

foto colagem: "Estamos sendo julgados sem saber por quem" // artista: juliana polippo

03.jpg

foto colagem: "Trial"// artista: juliana polippo

04.jpg

foto colagem: "Quem vive aqui?" // artista: juliana polippo

05.jpg

foto colagem: "Art live" // artista: juliana polippo

06.jpg

foto colagem: "Clube" // artista: juliana polippo


Juliana Polippo

Juliana Polippo é produtora multimídia, especialista em Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina. Idealizadora do canal de vendas de arte independente Polippo Art Shop [ polippoartshop.com ].
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Juliana Polippo