the binóculo review

É só mais um livro na estante, é livro pra caramba. É só mais um disco também.

Ligia Gielamo Oliveira

Jornalista, redatora e revisora que trabalha com comunicação institucional, estuda marketing digital na FGV e acha que falta espaço para pelo menos uns dez mil livros na estante. É autora do blog "Comecei a ler um livro e nunca mais tive descanso". http://comeceialerumlivro.wordpress.com.

  • 006_Divulgação-Catedral-da-Sé-Fotos-Marcelo-Sarmento.jpg
    Fotógrafo paulistano registra arquitetura da Catedral da Sé em série de retratos

    O fotógrafo Marcelo Sarmento, que também é designer gráfico, dá aulas de fotografia e já foi tatuador, queria apenas complementar o portfólio tentando autorização para uma ou duas sessões na Catedral da Sé. A “meia dúzia” de imagens virou um projeto que trouxe 900 registros de sua arquitetura e entorno, acompanhado de muita história para contar. Nesta entrevista, Marcelo fala sobre os motivos que fizeram o projeto tomar corpo, as limitações, as pausas para estudar fotografia de arquitetura e repensar ajustes, além de revelar curiosidades e desafios no registro de um dos maiores ícones da cidade de São Paulo.

  • Thumbnail image for holiday-billie-5377d1e3426ff.jpg
    A noite em que Billie Holiday ergueu a voz - e a mão - no Café Society

    Billie Holiday, para alguns, é sinônimo de música romântica. Ou apenas de mais uma história entre as lendas do jazz. A narração de uma briga entre a cantora e um homem depois de um show no café Society mostra como Lay Day foi muito mais do que romance e tragédia.

  • 800px-Adalen-demo-stockholm.jpg
    A política na poesia de Konstantinos Kaváfis e Wislava Szymborska

    Se a questão da poesia da vida é mais importante que a própria felicidade, os nossos políticos padecem de “falta de poesia” e imaginação e a efervescência está nas ruas, a hora é de buscar um pouco da política na poesia. Longe da crueza das manchetes dos jornalões, revisitar a obra de Konstantinos Kaváfis e Wislava Szymborska pode ser uma maneira nem sempre leve, porém mais lírica, de entender a atualidade.