toca a fita

Um mixtape de música, filmes, livros e cotidiano

Rafael Moreno

Aquele clima despretensioso dos filmes dos anos oitenta, com uma dose de Tarantino e uma boa trilha sonora ao fundo.

  • emicida-enio-cesar.jpg
    A rua é nóis!

    Ele rima para quem veio de onde veio. São para aquelas pessoas que a sua voz entoa e elas sabem muito bem disso. Compreendem cada verso cheio de intimidade que as gírias trazem. De uma maneira ou outra eles sentem que estão sendo representados e por isso não são somente a sua plateia. Eles compartilham o palco.

  • criolo-pagodeda27.jpg
    Criolo e o rabisco direto na alma

    Ele rabisca direto do coração, à sua maneira, porque o Criolo tem o dom de fazer da música uma conversa, entendendo como é a nossa correria de todo o santo dia.

  • racionais-170.jpg
    É Racionais, presta atenção mermão!

    De Jorge Ben à Marvin Gaye, aqueles quatro sabem o que fazem e não estão para brincadeira, por isso você não os veem rindo. Não é só rap e também nunca foi só poesia. Aquilo no palco era um grito para o que estava errado, de quem chegou onde chegou porque foi foda, daqueles que não aguentavam mais, e por isso resolveram mudar.

  • sabotage.jpg
    Mano Sabotage

    Sabotage, cada vez que revisitamos seus álbuns, a impressão é a de que ainda está aqui, falando com a gente, da maneira como sempre falou. Mas me responda se suas letras continuam atuais ou, mesmo após tantos avisos em versos, a gente ainda não tenha mudado nada.

  • zombieland-murray.jpg
    Errar de vez em quando não faz mal né?
    Os erros estão aí para serem evitados. Quer dizer, é mais ou menos nessa linha de raciocínio que encaramos os erros, certo. Não que sejamos um guru que saiba todos os "comos" e "porquês" da vida, do universo e tudo mais. A gente erra por ...
  • la-oscars-2017-89th-academy-awards-the-moonlight-la-la-land-best-1488173030.jpg
    Segura esse hype aí

    Star Wars Episódio 7 é bom. Stranger Things também é bom. Mas são bons, não muito mais que isso e, no final das contas, está de bom tamanho. Então segura o hype dos sites, trailers e de tudo que comentam por aí e escolha gostar, ou não, dos filmes e séries que achar que deve gostar.

  • juLjMwU.jpg
    Não fale, mostre

    Narrar o que fará, causa expectativa ou, em alguns casos, não faz a pessoa esperar nada além do que disse. Portanto, se falou, que se faça bem feito. Caso contrário, escolha por mostrar o que pode fazendo.Tenho certeza que impressionará muito mais.

  • clark-kent-s-been-right-all-along-study-shows-that-glasses-really-do-keep-your-identity-secret.jpg
    O papel do herói

    Eles existem para nos lembrar quem somos, independente das escolhas que constantemente somos obrigados a fazer durante toda nossa vida. Dia após dia. Hora após hora. Minuto após minuto. Sobre tudo e todas as coisas.

  • b899d9_1c4910e1d33e4e178e6e482b5d4a9b38.png
    Quando se atinge o auge

    A série cresceu e já não se tratava mais de uma criança e uma adolescente atrás das sete esferas do dragão. Se tratava de algo maior, mais adulto e, porque não, mais sério. Ainda sim, em meio a tudo isso, sentimos que ali havia coração. E, por ainda possuir coração, já nos basta.Talvez seja a coisa mais essencial que deva existir em nosso amadurecimento.

  • r8ayqd.png
    Caia fora dos remakes e reboots!

    Faça diferente. Ouse com você mesmo. Fuja das armadilhas de regravações, reboots e remakes. Pés no chão e cabeça nas nuvens. Isso não é uma fórmula, mas é um bom caminho a se seguir. Onde quer que você queira ir, vá. E vá longe. Tem muita gente ansiosa para seu próximo lançamento.

  • 8667453_orig.jpg
    Vai nessa, toca a fita

    Não perca tempo apegado com as músicas que possui. Elas estão ali, bem guardadas e não vão sair de lá. Mude um pouco, amplie seus sentidos e seus horizontes, há tantos mix a serem explorados que é quase uma covardia não fazer. Não se engaiole naquilo que te traz uma sensação de segurança. Vai lá, troca a fita, muda o cd, baixe um álbum diferente e tente se dar uma chance.

  • 20090107145837_6678_large.jpg
    O jeito é continuar seguindo em frente

    Acho que as coisas deveriam ser mais fáceis. Ou menos complicadas do que se parece. Diziam ser impossível ir para a Lua e hoje procuramos evidências de vida em Marte.
    Mais difícil que começar um sonho é continuar com ele. E isso não significa que você deva parar.
    Isso só mostra que o caminho as vezes é complicado. Que talvez não tenha tantas flores durante o caminho. Que será preciso apenas uma mão para entender quem está contigo aguentando todas as vezes que você mandar tudo para o alto.

  • 560.jpg
    Eita, vamos correr disso aí

    Meu, o que você ainda está fazendo aqui? Vai embora, vaza, sai dessa zona de conforto. Corra Forrest Gump, corra! Veja bem, sei que deve ser embaçado, também fico entrando e saindo todo o tempo dessa zona de conforto, mas tenho alguns pontos que me fazem acreditar que o melhor de tudo é sair de lá. De uma vez só. E pra nunca mais voltar. Bora sair dessa zona de conforto.

  • tropa-de-elite-2-01-g.jpg
    Ei Zack Snyder, bora trocar uma ideia?

    O visual é excelente. Os efeitos especiais, nem se discute. Porém, faltou algo, um pequeno detalhe: entender os personagens da trama. É Zack Snyder, talvez, indiretamente, meu conterrâneo José Padilha tenha feito um Batman v Superman mais plausível e próximo do cânone dos personagens com o Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro. Quer dar uma olhada?

  • 104.jpg
    Fuçando o baú do Pensador

    Vem cá, bora dar uma fuçada no baú de um dos maiores nomes do rap nacional? Bora lá, garanto para vocês que não irão se arrepender. No baú do Gabriel o Pensador tem muita coisa interessante. Um pouco de ritmo, um pouco de poesia e temos um mix de boa música. Um forte abraço e boa viagem nessas letras