toca a fita

Um mixtape de música, filmes, livros e cotidiano

Rafael Moreno

Aquele clima despretensioso dos filmes dos anos oitenta, com uma dose de Tarantino e uma boa trilha sonora ao fundo.

A primeira regra do Clube dos Cinco é...

O Clube dos Cinco te oferece um espelho para que você possa se ver refletido. Ver quem realmente você é. Fará você enxergar aquele seu “eu” que sempre almejou ser, sem qualquer tipo de adulto do seu lado, dizendo o que você pode ou não fazer, o que deve ou não fazer.

Um espelho que vai muito além do reflexo.


breakfast-club1.jpg

A primeira regra do Clube dos cincos é que você fala sobre o Clube dos Cinco.

A segunda regra do Clube dos Cinco é que você ainda pode correr atrás e falar sobre o Clube dos Cinco.

O Clube dos Cinco acolherá você, seja quem for. Gênio. Atleta. Neurótica. Patricinha. Marginal. Você mesmo, seja a junção de cada um deles, seja a soma de todos.

Isso é o de menos. O Clube dos Cinco o acolherá.

O Clube dos Cinco funciona aos sábados, ao longo de exaustivas, cansativas, estressantes, sem graça, monótonas oito horas. Não satisfeito, ainda será oferecido um teste, uma redação que deverá conter mil palavras, contando quem é você e o porque de estar aqui.

0c0b4012-4eb9-4a77-85f1-15daed1c2dd6.jpg

O Clube dos Cinco sugere que você não a faça. Talvez seja mais prudente entregar para o gênio que se sentar ao seu lado.

Para que você possa fazer parte do Clube do Cinco, é necessário que você cause alguma infração no seu reduto estudantil. Experimente arrombar um armário, conteste seu professor ou diretor, chegue atrasado, falte as aulas. Seja la o que for fazer, faça com o intuito de não seguir nenhuma regra que tentam te impor goela abaixo.

breakfast-club (1).jpg

Bem, acredito que, uma vez dentro do Clube dos Cinco, as regras acabam por aqui. Afinal de contas, qual o sentido da limitação através de coisas que você deve, ou não, fazer?

Garanto que aqui no Clube dos Cinco você terá a liberdade de ser quem quer que seja. Mesmo sendo um gênio, um atleta, uma patricinha, uma neurótica ou um marginal.

breakfast-club.jpg

Porque o que o Clube dos Cinco oferece é algo que você não costuma encontrar em qualquer lugar. Há boatos que seu idealizador levou apenas dois dias para tornar o Clube em algo palpável, real.

O Clube dos Cinco te oferece um espelho para que você possa se ver refletido. Ver quem realmente você é. O Clube fará você enxergar aquele seu “eu” que sempre almejou ser, sem qualquer tipo de adulto do seu lado, dizendo o que você pode ou não fazer, o que deve ou não fazer. Um espelho que vai muito além do reflexo.

247978_full.jpg

Durante as exaustivas, nada empolgantes e monótonas longas oito horas de detenção, você terá a oportunidade de se enxergar como realmente é. E estará cercado das melhores pessoas possíveis para tanto.

Sejam essas pessoas quem forem. Pode ser um gênio, atleta, neurótica, patricinha ou marginal. Eles estarão lá por você pelo simples fato de acreditar que você estará la por eles.

the-breakfast-club.jpg

Porque esse é um dos segredos desse clube. Aprender a confiar e entender o próximo, como se fosse a coisa mais natural do mundo. O que, convenhamos, deveria ser.

Agora, após passar o dia inteiro de sábado ensolarado no Clube dos Cincos, você tem que me prometer que não ignorará nenhuma das pessoas que conheceu quando a segunda feira chegar.

o-BREAKFAST-CLUB-570.jpg

Você não vai ignorar o gênio. Nem o atleta. Muito menos a neurótica e a patricinha. Você não vai ignorar o marginal.

E faça o favor de não me ignorar na segunda feira, assim que toparmos no pátio daquele gigantesco Colégio que parece que nossa vida se tornou.

Um último segredo sobre o Clube dos Cinco, daqueles que você deverá queimar a carta depois de ler.

The-Breakfast-Club-image-the-breakfast-club-36290133-500-335.jpg

O Clube dos Cinco nunca acaba. Ele estará la sempre por você. Talvez você finalmente se encontre por lá. Talvez você reafirme suas convicções.

Seja lá quais forem os motivos das suas chegadas e partidas, não deixe de participar do Clube dos Cinco.


Rafael Moreno

Aquele clima despretensioso dos filmes dos anos oitenta, com uma dose de Tarantino e uma boa trilha sonora ao fundo..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @obvious //Rafael Moreno