Emerson Teixeira Lima

No fim, sou apenas um cara fantasiado de coelho que, durante o dia, coloca a máscara de homem e paga uma de intelectual com aqueles que exaltam qualquer manifesto de inteligência.

  • paulão.jpg
    Discutindo a autonomia em base a Paulo Freire

    Autonomia parece significar, em uma essência filosófica do mundo moderno, uma discrepância no que diz respeito ao processo de crescimento. Começando pela infância, há uma ideia impregnada no sentido de criar a criança para si, protegendo-a da verdade de modo que o seu desenvolvimento represente tão somente um reflexo do caráter, inseguranças, medos, entre outros sentimentos da família. Em um processo de análise, mas contendo e explicitando a não generalização, o que parece é que, na contemporaneidade, apesar do conceito “autonomia” ser exigido nas melhores universidades, mercado de trabalho e outros diversos segmentos sociais na vida adulta, o indivíduo em sua base escolar e, principalmente, na educação em casa, acaba muitas vezes sendo limitado da possibilidade de se atrever, tal como nossa essência exige.

  • a_marina_abramovic_-_confession.jpg
    Arte - a religião de voltar-se a si

    A arte possui uma definição subjetiva, é claro, que ganha proporções diferentes conforme o contexto histórico ou social. Contudo, é de se notar que essa entidade nunca esteve separada do ser humano. A arte não é uma ferramenta que traz ao homem uma facilitação no seu processo de imortalidade através das suas expressões artísticas, a arte é o homem no seu estado inicial. A arte é o coração universal, o big bang, é a expansão e criação do homem, que fora passado para traz conforme a civilização foi se tornando sólida. A arte enquanto sociedade é apenas registro; a arte enquanto indivíduo é uma deidade.

  • phoenix-portrait.jpg
    Joaquin Phoenix e o seu duplo

    Phoenix é amante do caos e, sem muita morosidade, consegue colocar em prática alguns pensamentos do Artaud ao reinventar-se de maneira insana, extraindo todas as suas forças para abraçar à transformação, envolvendo o espectador. Parece simples, mas é algo que só é possível por uma alma que aprendeu a descolorir o mundo ao seu redor, utilizando as cores roubadas para pintar um sorriso ou uma lágrima no rosto. Esse é Joaquin Phoenix; assistir o seu trabalho é morrer e encontrar esperança nas cinzas.

  • Thumbnail image for The.Neon_.Demon_.2016.HDRip_.XviD_.AC3-EVO.mkv_snapshot_00.53.41_2016.12.15_06.20.59.jpg
    A virgem caminha ao encontro do caos

    A jornada de uma virgem a caminho do suicídio, sua morte acontece enquanto ela se masturba com o caos e imagina uma vida feliz onde a naturalidade é tudo o que se pede; pobre menina, mal sabe ela que nesse mundo só sobrevive os que invejam e devoram.

  • On.the.Bowery.1953.Blu-ray.720p.x264.DD20.MySilu(traduzido).mkv_snapshot_00.47.54_[2016.11.22_14.39.12].jpg
    Almas que se mesclam com a sujeira das ruas

    O documentário é uma mistura de ficção e realidade, mentira e verdade se relacionam da forma mais impactante que existe. A história inicia-se com a chegada de Ray Salyer na cidade, depois percorre à sua tristeza e existencialismo regrado a álcool e cigarro. A câmera estática é uma intrusa nas conversas, muitas delas referentes à possíveis empregos invisíveis, os senhores dialogam na esperança de esquecer que, à noite, terão que dormir no chão.

  • Olmo-e-a-Gaivota-em-analise.jpg
    A poesia de ser mulher

    A "mulher" têm crises e histórias, elas escrevem as suas todos os dias assim como qualquer um, então porque as limitações? somos donos do nosso corpo, no entanto, em massa, criamos uma série de dilemas para a manipulação. Criar uma vida dentro de si é uma escolha artística, um sentimento profundo de auto-compreensão, uma atitude que parte do equilíbrio, do melhor momento; ser mãe é, antes de mais nada, aceitar-se como mãe.

  • Wolf.Totem_.2015.720p.BRRip_.1GB.MkvCage.mkv_snapshot_01.03.00_2016.09.09_23.19.54.jpg
    O homem como reflexo do lobo

    De todos os animais, o lobo é um dos raros que representam coisas bem distintas, todas com a mesma força e repleta de significados. Em uma primeira camada, ele representa, em diversas culturas, o bem, por estar diretamente ligado com a força, agilidade e inteligência. Por outro lado, é sabido que há muito tempo o lobo tem sido atribuído ou mencionado como um ser envolvido com o mal. O interessante é que o que transforma ele nessa rede de diversas possibilidades é justamente as suas virtudes, ora, é difícil confiar nos estrategistas.

  • 92094-mc-melody-e-seu-falsete-geram-memes-600x315-2.jpg
    Mc Melody, funk e o futuro das nossas crianças

    Incrível pensar que estamos vivendo uma era onde a distância está mais presente do que nunca, o homem vive no seu casulo e cuidar de um filho se tornou muito fácil: pois há, hoje, diversas formas de hipnotizá-lo.

  • 051315.jpg
    A educação como uma sucessão de deveria

    Nossa vida social é, hoje mais do que nunca, construída através das diversas tribos que se formam. Em base a estilo musical, pensamento político/filosófico ou até mesmo opção sexual. Criando, assim, uma rede de diversidade e, perigosamente, um turbilhão de preconceitos. Buscamos estar perto quando, na verdade, ficamos cada vez mais longe um dos outros. O outro se torna reflexo no mesmo tempo que a nossa própria imagem se desfaz. Se consome. Se esquece.

  • pina.jpg
    Entre o corpo, a tinta e a alma

    O documentário "Pina", dirigido pelo Wim Wenders, se encontra em um grau alto e desconhecido, onde a arte atinge o seu limite, morre e renasce. Provando mais uma vez que a expressão é a única fuga e esperança para todos os males do mundo, incluindo a perda.

  • elena-2.jpg
    Elena – Entre o âmago da arte e a ternura de uma busca vã

    O jovem se afunda facilmente na melancolia, está diante a uma série de decisões que mudarão para sempre o seu destino. Esse momento é conhecido como “período potencialmente crítico”.