transbordar

Porque há pessoas, pensamentos e sentimentos controversos.

Erica Marques

Paraense, jornalista, louca por séries e apaixonada por filmes. Escorpiana, tenta ser meiga, acredita ser romântica e na mudança através das obras cinematográficas e da leitura.
E tem como regra da vida: "Tudo o que você faz importa".

Antes e Depois de Você: a arriscada decisão em dar continuidade ao “fim”

De todo modo, a leitura é sempre bem-vinda e qualquer opinião só pode ser comentada após conhecer o produto, não é mesmo?


depois de você.jpg 'Como eu Era Antes de Você' e 'Depois de Você' da jornalista e romancista britânica Jojo Moyes. Foto: Divulgação

Dar continuidade a uma história que mexeu com mais da metade de seu público é algo que eu considero muito, mas muito arriscado. Claro que não é possível agradar a todos, mas o pior é desagradar a quase todos.

Essa coragem em produzir uma continuação foi feita pela escritora Jojo Moyes com o livro ‘Depois de Você’ (2015). Esse livro é a sequência da aclamada história ‘Como Eu Era Antes de Você’ (2012) que conta a história de Louisa Clark, ou Lou, uma jovem em busca de um emprego qualquer que consegue um trabalho: cuidar de um homem tetraplégico. O paciente, Will Traynor, é uma pessoa totalmente diferente de Louise, em todos os sentidos. A partir disso, é mostrado o crescimento pessoal de ambos e a luta de Louisa em tentar que Will desista de realizar o suicídio assistido programado por ele.

Adiantando o final, Will não desiste da ideia e Louisa o acompanha em sua decisão, provando que o ama e compreende sua escolha.

Depois de ler o primeiro livro você pensa “Acabou! Agora Louisa vai seguir com sua vida e tentar por em prática tudo que aprendeu com Will e viverá feliz pra sempre. Fim.” Porém isso não aconteceu.

Três anos depois, Jojo nos mostra a continuidade da vida de Louisa após a morte de Will. Em ‘Depois de Você’ a autora continua com sua escrita leve e impecável, prendendo o leitor nos diálogos, enchendo-os de sentimentos (bons e ruins) e deixando com vontade de chegar a última página só de uma vez ou com muitas pausas.

Nessa parte 2, Louisa volta para terra natal e tenta encontrar novamente um caminho. Ainda “curtindo” o luto, Lou começa a beber muito em seu novo apartamento e sofre um acidente. Esse fato vai inserir o novo núcleo de pessoas presentes em sua vida: um grupo de colegas de terapia, uma jovem chamada Lily – a filha perdida de Will Traynor – e Sam – um paramédico com quem consegue iniciar uma relação.

Como citei no começo do texto, dar continuidade em uma história nem sempre gera o resultado esperado. Não sei dizer se 'Depois de Você' obteve um retorno positivo dos apaixonados pelo casal Lou e Will ou se será feita alguma adaptação para o cinema.

Particularmente demorei três anos para ler o livro depois de lançado, pois queria estar preparada para as surpresas. Confesso que não tive as melhores. A filha inespera do Will, ao meu ver, se mostrou uma personagem irritante e um pretexto forçado da autora em retomar Louisa à vida da família de seu antigo amor. Assim como as mudanças da família dela, que muitas vezes bateu em certos pontos deixando os acontecimentos um pouco cansativos.

O que achei interessante e se tornou o fator fundamental para eu continuar a leitura, foi a relação de Louisa e Sam. Não sei se porque eu amo um romance ou se a inserção de Sam na vida da protagonista foi tão natural quanto alguns casos que conhecemos na vida real.

'Depois de Você' é aquele tipo de história que deve ser indicada para três tipos de leitores:

1. Para os que amam saber o que vem depois e descobrir como o seu personagem favorito está vivendo o seu “fim”.

2. Para pessoas como eu: extremamente curiosas, que se apegam a um romance e usam isso como mote para terminar o livro, mesmo odiando 90% de sua composição.

3. Indicado para não indicar ao que se apegam ao início. Aos que não aceitam qualquer enredo como motivo para continuar uma história que teve uma finalização maravilhosa.

De todo modo, a leitura é sempre bem-vinda e qualquer opinião só pode ser comentada após conhecer o produto, não é mesmo?

Aos que se apegaram ao ‘Como Eu Era Antes de Você’, aconselho a não ler ‘Depois de Você’. Aos que, como eu, leram Depois de Você e só amaram a relação Lou e Sam, aviso que em janeiro deste ano foi lançado ‘Ainda Sou Eu’. Mais uma etapa da vida de Louisa que pode fazer a gente amar ou odiar de vez essa história.


Erica Marques

Paraense, jornalista, louca por séries e apaixonada por filmes. Escorpiana, tenta ser meiga, acredita ser romântica e na mudança através das obras cinematográficas e da leitura. E tem como regra da vida: "Tudo o que você faz importa"..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// @obvious, @obvioushp //Erica Marques