Em quais situações um psicólogo pode te ajudar?
O profissional da Psicologia possui qualificação profissional dentro do âmbito de sua competência para ajudar em:
– Problemas emocionais e afetivos;
– Traumas;
– Dificuldades interpessoais e de relacionamento;
– Recursos para desenvolvimento da resiliência;
– Orientação psicológica;
– Aconselhamento psicológico: Distúrbios psicológicos ou psiquiátricos tais como: Transtornos de Ansiedade, Depressão, fobias, Síndrome de Estresse Pós-Traumático, distúrbios alimentares, dentre outros.
– Problemas de aprendizagem e inclusão escolar;
– Dificuldades na escolha profissional;
– Dificuldades familiares;
– Problemas e dificuldades concernentes a fases especificas do desenvolvimento humano, tais como a adolescência, a senescência e seus desafios;
– Problemas e dificuldades em momentos específicos da vida tais como matrimônio, nascimento de filho, processo de luto, viuvez, aposentadoria;
No tocante ao aconselhamento psicológico, gostaria de ressaltar que o psicólogo não toma decisões pelo paciente, mas avalia, questiona e proporciona através da reflexão e percepção diante das possibilidades que se apresentam, bem como de suas consequências, o que este paciente deseja para sua vida e o que é melhor para si. Em vista disto, o próprio paciente faz suas escolhas e se responsabiliza por estas.
Caso você tenha se identificado com algum item acima, seria interessante procurar um psicólogo.
Ter uma consulta psicológica não é o mesmo que conversar com um amigo.
Além de ter qualificação teórico-técnica, o psicólogo se orienta de acordo com os pressupostos do código de ética profissional, observando e respeitando as normas e regras deontológicas que regulam a profissão, tendo como premissa básica a seriedade, a pontualidade, o respeito e o profissionalismo que balizam o fazer psicológico.
Através de técnicas especificas, o cliente ou paciente resolve a problemática ou queixa que o levou a procurar um profissional da Psicologia, além de proporcionar e viabilizar uma melhor compreensão e percepção de si mesmo e do mundo que o cerca, promovendo seu autoconhecimento e crescimento em todas as esferas da vida, desenvolvendo a própria autonomia e auto estima, e portanto favorecendo mudanças positivas na vida do paciente/cliente.
Para refletir:
Saúde mental não é brincadeira, não a coloque em jogo. Caso você sinta algo que necessita de demanda para seu equilíbrio psíquico, procure profissionais da Saúde Mental, ou seja um psicólogo e/ou um médico psiquiatra. A conjunção dos dois profissionais em alguns casos é fundamental. Seu cérebro é um órgão importante, seu emocional, não menos; saúde mental não é brincadeira. Desequilíbrios bioquímicos e comportamentos disfuncionais devem ser tratados por profissionais competentes e treinados para este fim.
Caso você sinta algo que necessita de demanda para seu equilíbrio psíquico, procure um psicólogo ou psiquiatra. Seu cérebro é um órgão importante, seu emocional, não menos. Saúde mental não é brincadeira, não a coloque em jogo. Desequilíbrios bioquímicos e comportamentos disfuncionais devem ser tratados por profissionais competentes e treinados para este fim.