um abraço para o mundo

A vida é uma porta sem tranca e uma janela sem tramela

Frederico Tomazetti

Nasci Gaúcho, fui adotado por Minas Gerais, programado computadores para ganhar a vida e escrevo para alegrá-la.

A máquina de roubar metafísica

Quando a essência de um povo lhes é roubada, estes se tornam escravos e há muitas maneiras de escravizar e manter nações inteiras assim por séculos...


metafisica.jpg

METAFÍSICA: “Investigação das realidades que transcendem a experiência sensível, capaz de fornecer um fundamento a todas as ciências particulares, por meio da reflexão a respeito da natureza primacial do ser; filosofia primeira” (Pensamento aristotélico)

A formação intelectual de uma nação é um trabalho que leva séculos para se concretizar e a mudança desta formação para melhor, mais alguns séculos de dedicação, de investimento em literatura, artes, cultura, ciências humanas, tecnologia, pesquisas, etc...

Mas quando há uma relação entre explorador x explorado, a formação intelectual fica abaixo do último plano de prioridades.

Nada melhor do que a boa e velha combinação entre “pão e circo”, “religião e política” para abrir uma fenda de populismo em um povo sem instrução, guiado qual cavalos que puxam carroças, com suas viseiras a tampar e direcionar o olhar para o ponto que o condutor deseja que as coisas sigam.

Desta forma ditadores e ditaduras se eternizam no poder com um discurso populista, promessa de vida melhor mas uma prática corporativista e uma realidade de sacrifícios para os menos favorecidos.

Os ditadores nos roubam a metafísica e para facilitar mais ainda suas ações, estes ladrões contam com a colaboração mansa e silenciosa dos cidadãos não praticantes, aqueles que dão de ombros e dizem, isso não é comigo…

Mas as vezes é preciso que as coisas peguem fogo para que se mexam e enquanto houver ditadores ativos ou potencialmente ativos, haverão pessoas que não se deixam cair na máquina de roubar metafísica. Estas pessoas entrarão para a história e manterão viva a lembrança dos tempos negros para que os ditadores, tanto os de esquerda quanto os de direita, sejam sempre lembrados da forma como realmente foram, ditadores, não heróis do povo, nem salvadores da pátria.


Frederico Tomazetti

Nasci Gaúcho, fui adotado por Minas Gerais, programado computadores para ganhar a vida e escrevo para alegrá-la..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Frederico Tomazetti