um abraço para o mundo

A vida é uma porta sem tranca e uma janela sem tramela

Frederico Tomazetti

Nasci Gaúcho, fui adotado por Minas Gerais, programado computadores para ganhar a vida e escrevo para alegrá-la.

Éramos todos humanos

Foi assim com muitos povos e em todos os tempos e pelo que parece continuará assim, o ser humano ainda não entendeu a que veio. Ou se entendeu nossa missão não é nada nobre.


eramoshumanos.jpg

Desde que o homem começou escrever sua história com desenhos em pedras nas cavernas, que o efeito migratório é registrado, no começo éramos humanos nômades, as migrações ocorriam por motivos naturais, íamos atrás de comida, segurança e o mínimo de conforto.

As guerras, as diferenças de pensamento e ideologias causam as eternas migrações que até hoje presenciamos.

Os europeus chegaram a América e disseram que foi uma "descoberta" mas não passou de uma invasão e dominação do povo que já vivia por lá. Eles acabaram com os Incas, os Maias, os Apaches e todas as raças nativas do continente. Tudo isso motivado pelo movimento migratório, afinal era preciso livrar a Europa de bandidos, inimigos políticos e desafetos, além claro, enriquecer as custas do sangue alheio.

Com os europeus vieram os escravos, uma migração forçada, como a maioria das migrações de hoje. Foram assaltados dentro de suas casas e levados para trabalhar até a morte para os brancos europeus que se auto-intitularam "donos da terra".

imigrantes.jpg

Outros povos também vieram, fugindo da guerra e da fome na Europa, italianos, alemães e portugueses chegaram para colonizar o sul do Brasil, saíram de um lugar sem esperanças na esperança de encontrar um novo lar, um novo começo.

Também ainda é assim com o nordestino que procura o sul, foge da fome, da seca, da miséria, na esperança de encontrar um paraíso para si e sua família.

Hoje o grande movimento migratório que nos chama a atenção é o do povo sírio, que é expulso de sua casa por uma guerra estúpida e não consegue entrar na Europa em busca de refúgio. A mesma Europa que quando precisou, não pestanejou nenhum um segundo para acabar com raças e povos para atender as suas necessidades de migração.

A atitude dos Europeus e também dos Estados Unidos é de extremo egoísmo, as pessoas morrem, crianças morrem, um povo está sendo exterminado por pura maldade e quem pode realmente fazer alguma coisa finge não ver, lava as mãos, ignora e ainda busca lucrar com a tragédia alheia.

Se você subir ao espaço e observar nosso planeta lá de cima, as únicas barreiras que verá serão os oceanos, os países e continentes formam uma única terra, sem divisões, espaço aberto para nós, os ainda humanos, nos movimentar da maneira que melhor convier.


Frederico Tomazetti

Nasci Gaúcho, fui adotado por Minas Gerais, programado computadores para ganhar a vida e escrevo para alegrá-la..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/sociedade// //Frederico Tomazetti