um abraço para o mundo

A vida é uma porta sem tranca e uma janela sem tramela

Frederico Tomazetti

Nasci Gaúcho, fui adotado por Minas Gerais, programado computadores para ganhar a vida e escrevo para alegrá-la.

Ele é um instrumento carinhoso!

No final de um show, ao sair do palco com meu contrabaixo na mão, no meio de tanta gente alegre, alguém me cumprimenta, trocamos algumas palavras, eu agradeço a presença e ouço algo pela primeira vez na vida: "O contrabaixo é um instrumento carinhoso"


baixonocarro.jpg

Quando paramos por alguns instantes para ouvir música e nos concentramos no som, sem distrações, sem ter que fazer outra coisa senão ouvir, então algo mágico acontece conosco, algo que começa nos ouvidos.

É um som grave, que geralmente acompanha o ritmo da música, se a música possui bateria ou percussão ele se confunde com o bumbo ou algum outro elemento mais grave do conjunto de percussão.

Se a música é tocada ao vivo ele está lá no fundo, quase imperceptível, mas preenche o palco e chega na platéia como se fosse um perfume muito discreto que sopra de uma plantação de capim-gordura.

Este é o tão menosprezado contrabaixo, muitas vezes esquecido, mas que é o principal responsável por ligar a harmonia com a melodia de uma música. Ele fica na base do som, embora possua cordas, é um instrumento de percussão e faz parte da "cozinha" da banda, como é carinhosamente chamada a parte rítmica de um grupo musical.

Os contrabaixistas costumam afirmar que seu instrumento não foi feito para ser ouvido, mas para ser "sentido" e é isso que faz toda a diferença em uma música. Você ouve a voz do cantor, o solo da guitarra, do piano, o toque da bateria mas o contrabaixo você "sente", ele toca na verdade a sua percepção, toca um sentido ainda oculto para alguns e pouco desenvolvido para muita gente.

Se a música fosse uma pessoa poderíamos dizer que a bateria e a percussão formam o corpo, os instrumentos agudos como guitarras, violões, violinos, teclados, etc, formam a estética, a roupa, a maquiagem e o belo penteado. O contrabaixo representa a alma da pessoa, o discreto perfume que ela exala e encanta quem se aproxima para conversar.

Se você não ouve o contrabaixo, não se preocupe, mas se você não sente na alma o que as notas graves deste instrumento transmitem, então repense um pouco sua rotina, ouça sua música favorita sem outros afazeres paralelos e em poucos instantes algo inacreditável acontecerá com você.


Frederico Tomazetti

Nasci Gaúcho, fui adotado por Minas Gerais, programado computadores para ganhar a vida e escrevo para alegrá-la..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// //Frederico Tomazetti