uma nova perspectiva

A arte de olhar os detalhes

Mel Biaso

formada de inspirações, idealizada de sonhos. Acredito que nós leitores somos psicólogos dos grandes escritores.

O estereótipo de loira burra

Corriqueiramente escutamos piadas, vemos filmes em que as loiras são associadas a burrice, o fato curioso é que isso prevalece há anos, por todo o mundo. Já se perguntou de onde surgiu esse estereótipo? Não?! Então eu te explico.


Marilyn-Monroe-sexy-ppcorn.jpg

É sabido por nós que corriqueiramente e cotidianamente escutamos várias piadas, vemos filmes em que pessoas loiras especialmente mulheres são chamadas de burras. É comum as pessoas associarem esse adjetivo as essas mulheres. Confesso que como morena nunca me senti alfinetada ou diminuída por essas piadas que cai entre nós são de muito mau gosto, o curioso é que isso prevalece há anos em todo o mundo e você já se perguntou de onde saiu esse estereótipo que contaminou o mundo inteiro? Não? Então eu explico.

O mito da loira burra veio de uma pessoa da realeza francesa chamada Mademoiselle Rosalie Duthé, que tinha como a característica mais marcante a demora para assimilar e responder até as perguntas mais simples. Vendo isso o dramaturgo Landrin produziu uma peça onde a personagem loira constantemente ficava se fazendo de burra em gozação a Duthé. O sucesso foi tanto que as loiras burras ficaram comuns em peças de teatro que se espalharam pra o cimena e difundiram para o mundo todo.

loiras 02.jpg

Fato engraçado para várias pessoas e para outras nem tanto assim, nunca cheguei a perguntar a nenhuma amiga loira como elas se sentem ouvindo uma piada que as diminuem com a ironia de sua cor de cabelo, que são lindas! Penso que se eu perguntasse várias delas diriam que não se sentem confortáveis com tal tipo de humor, o que é mais do que justo. Loiras são lindas, capazes, inteligentes, intelectuais, e não é a cor do cabelo que define o coeficiente de inteligência de uma pessoa. Então ao invés de diminuirmos as pessoas por que não as promovemos?! Promover uma pessoa de uma forma espontânea é raro hoje em dia e gera vários benefícios tanto para quem promove quanto para quem é promovido.

loiras 01 .jpg

Portanto fica a dica, antes de contar alguma piada que ironicamente diminuirá um certo grupo de pessoas, pense que você poderia estar nesse grupo e imagine qual seria o seu grau de satisfação ouvindo tal humor. É sempre interessante nos colocarmos no lugar de outras pessoas antes de falar ou fazer algo que não nos diz respeito. Um dito popular que define essa ideia é: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”. E aproveito para deixar um recado para vocês loiras que leem esse texto: Vocês são lindas, capazes, inteligentes! Não se deixem diminuir por qualquer humor estraga prazeres. Loiras são loiras e merecem o respeito de todos!


Mel Biaso

formada de inspirações, idealizada de sonhos. Acredito que nós leitores somos psicólogos dos grandes escritores..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious //Mel Biaso