vamos falar sobre isso

Tudo o que ninguém quer falar.

Estêvão Reis

para saber sobre mim pegue um ônibus, venha até a minha casa e tome um café comigo.

Não pergunte o significado da minha tatuagem

Essa pergunta pode ser bem irritante e desconfortável por diversas razões.


tattooo.png

Há muito tempo que a tatuagem perdeu sua conexão com o marginalizado e perigoso. A pintura da própria pele pode ser entendida, hoje, como ferramenta de expressão e tomada de posse do próprio corpo.

Tenho duas tatuagens – ambas no antebraço. Sei bem que o essa não é uma região discreta. É uma parte do corpo que normalmente fica descoberta e visível para um terceiro, provavelmente atraindo olhares. Porém, isso não significa necessariamente que eu queira falar a respeito.

Quando se faz uma tatuagem, ou qualquer outro tipo de modificação corporal, além dos olhares que com certeza acontecerão, é comum ouvirmos perguntas como “E se você se arrepender?”, ou ainda, “Doeu?”.

Mas, para mim, a pior é: “Qual o significado da sua tatuagem?”

Essa pergunta pode ser bem irritante e desconfortável por diversas razões, mas vou citar os dois que mais se encaixam com a minha experiência pessoal.

Tatuagem não precisa, obrigatoriamente, ter um significado.

Elas são um desenho na pele. Ponto. É claro que muitas pessoas fazem tatuagens com significados extremamente filosóficos e romantizados para filhos, parentes falecidos, cônjuges (e em todos esses casos, podendo ser um desenho que remete à lembrança ou simplesmente o nome). Porém, não é uma regra.

Muitas tatuagens são feitas por impulso, pelo simples desejo de ter uma marca para sempre no corpo. Outras, são feitas por identificação com o desenho.

Por exemplo, eu posso ter uma tatuagem de um tigre simplesmente por gostar de tigres. Isso não quer dizer que eu preciso criar um significado para ela como “serei veloz e astuto como um felino”.

Simplesmente procurei um tatuador com um traço com que eu tenha afinidade, levei o desenho e fiz. Simples assim. Esse tipo de abordagem, quando não há um significado, pode fazer com que eu me sinta obrigado a criar uma ideologia falsa apenas para satisfazer a necessidade de encontrar sentido em todas as coisas.

Se a minha tatuagem tiver um significado, ele pode ser íntimo.

Tatuagens não são feitas para a outra pessoa, mas para o próprio tatuado. Elas são expressões eternas de uma alma interior. Portanto, se ela tiver um significado, posso não querer compartilhar.

Esse sentido pode remeter a uma fase da vida na qual eu não vejo necessidade de expor. Ou então a uma emoção que guardo apenas em mim.

Tatuagem é uma arte, em meu corpo, escolhida por mim e para mim.

Por via das dúvidas, na próxima vez que você encontrar um tatuado, evite perguntar o significado de sua tatuagem. Você pode elogiar o traço, comentar sobre ela, mas evite o momento embaraçoso que poderá ser criado ao perguntar o seu significado.

Se a pessoa tatuada quiser falar a respeito, ela iniciará o diálogo sobre o significado – isso se houver.

_______

Nota: texto baseado em minha experiência pessoal e de alguns conhecidos, portando, sem generalizar a todas as pessoas tatuadas.


Estêvão Reis

para saber sobre mim pegue um ônibus, venha até a minha casa e tome um café comigo..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @destaque, @obvious //Estêvão Reis