Não pergunte o significado da minha tatuagem
Há muito tempo que a tatuagem perdeu sua conexão com o marginalizado e perigoso. A pintura da própria pele pode ser entendida, hoje, como ferramenta de expressão e tomada de posse do próprio corpo.
Tenho duas tatuagens – ambas no antebraço. Sei bem que o essa não é uma região discreta. É uma parte do corpo que normalmente fica descoberta e visível para um terceiro, provavelmente atraindo olhares. Porém, isso não significa necessariamente que eu queira falar a respeito.
Quando se faz uma tatuagem, ou qualquer outro tipo de modificação corporal, além dos olhares que com certeza acontecerão, é comum ouvirmos perguntas como “E se você se arrepender?”, ou ainda, “Doeu?”.
Mas, para mim, a pior é: “Qual o significado da sua tatuagem?”
Essa pergunta pode ser bem irritante e desconfortável por diversas razões, mas vou citar os dois que mais se encaixam com a minha experiência pessoal.
Tatuagem não precisa, obrigatoriamente, ter um significado.
Elas são um desenho na pele. Ponto. É claro que muitas pessoas fazem tatuagens com significados extremamente filosóficos e romantizados para filhos, parentes falecidos, cônjuges (e em todos esses casos, podendo ser um desenho que remete à lembrança ou simplesmente o nome). Porém, não é uma regra.
Muitas tatuagens são feitas por impulso, pelo simples desejo de ter uma marca para sempre no corpo. Outras, são feitas por identificação com o desenho.
Por exemplo, eu posso ter uma tatuagem de um tigre simplesmente por gostar de tigres. Isso não quer dizer que eu preciso criar um significado para ela como “serei veloz e astuto como um felino”.
Simplesmente procurei um tatuador com um traço com que eu tenha afinidade, levei o desenho e fiz. Simples assim. Esse tipo de abordagem, quando não há um significado, pode fazer com que eu me sinta obrigado a criar uma ideologia falsa apenas para satisfazer a necessidade de encontrar sentido em todas as coisas.
Se a minha tatuagem tiver um significado, ele pode ser íntimo.
Tatuagens não são feitas para a outra pessoa, mas para o próprio tatuado. Elas são expressões eternas de uma alma interior. Portanto, se ela tiver um significado, posso não querer compartilhar.
Esse sentido pode remeter a uma fase da vida na qual eu não vejo necessidade de expor. Ou então a uma emoção que guardo apenas em mim.
Tatuagem é uma arte, em meu corpo, escolhida por mim e para mim.
Por via das dúvidas, na próxima vez que você encontrar um tatuado, evite perguntar o significado de sua tatuagem. Você pode elogiar o traço, comentar sobre ela, mas evite o momento embaraçoso que poderá ser criado ao perguntar o seu significado.
Se a pessoa tatuada quiser falar a respeito, ela iniciará o diálogo sobre o significado – isso se houver.
_______
Nota: texto baseado em minha experiência pessoal e de alguns conhecidos, portando, sem generalizar a todas as pessoas tatuadas.