virasertão

Registros, testemunhos e imersões de existências que se querem

Marcelo Ribeiro

  • relação tecnologia.jpg
    Acesso as TICs no contexto escolar: uma via de mão dupla muito mais relacional do que instrumental

    O texto aborda os desafios do acesso às TICs no contexto escolar. Lançando um olhar para o que pode estar por trás do óbvio, salienta-se o quanto professores e alunos carecem de destreza em relação ao manejo das TICs. Explana-se algumas situações relativas a essas carências. É pontuado, por fim, que a questão do acesso pode estar mais associado a questões relacionais do que instrumentais.

  • tempo.jpg
    Temos o nosso próprio tempo

    Como é pegar aquele tempo ou ter o cheiro dele? Lembra de quando a gente ia para escola ? Nesses casos a memória remete as cores, aos sabores e aos sentimentos. Lembra da dança, da brincadeira, do fim da tarde, os sorrisos na roda e aquele toque? O sucinto texto aborda/convida, de modo experimental, como pegar um tempo, muito ao modo experiencial.

  • the_leader001.jpg
    To be or no to be IDIOTA?

    Estamos vivendo em mundo de idiotas? As pessoas ao se distanciarem da política, do exercício da cidadania e se profundarem na cultura de massa sucumbem a condição de escravos, tal como na Grécia antiga? Ou será que, apesar dessas constatações as pessoas continuam produtoras de sentidos e significados, portanto, em algum nível ativas politicamente? "To be or no to be idiota" é um texto que convida você, amigo leitor, a refletir sobre essas possíveis condições da contemporaneidade.

  • blogger-image-2106954227.jpg
    Menos é mais: com leveza a vida é melhor

    Por que o menos seria mais? Uma vida com leveza, com menos coisas possibilitaria uma melhor qualidade de vida? Durante uma viagem de bike na Estrada Real, vivenciei estas perguntas entre subidas e descidas, carregando um monte de tranqueiras que nada me ajudaram na experiência da viagem. Aliás! Aprendi muito. Querem saber o que? Convido-os a leitura.

  • Trencitodelvomito.jpg
    Bulimia e Anorexia da Informação e Comunicação

    O volume de informações, comunicações estabelecidas e conteúdos que trafegam, sejam nas mídias digitais ou convencionais, empanturra a pessoa e gera uma espécie de constipação intelectual e comunicacional. Os efeitos desse transtorno equivale ao seus homólogos, que são a bulimia e a anorexia da informação e comunicação. Do excesso de tudo isso a pessoa põe para fora sem nada absorver ou simplesmente evita o contato, seja em relação a possibilidade da informação propiciar conhecimento ou da comunicação ceder lugar ao diálogo.

  • images.jpg
    Amor de bicicleta

    Para quem já teve o prazer de andar de bicicleta saberá bem o que irei abordar. Para quem nunca andou, talvez fique com uma vontade de montar na magrela. A verdade é que andar de bike, mais do que um meio de locomoção, pode ser uma experiência de transcendência, que varia desde a sensação de liberdade até aquela sintonia de forte ligação com o outro.

Site Meter