viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo C.

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário"
(George Orwell)

  • 3-anouar-brahem020-min-min.jpg
    Anouar Brahem o Mestre Encantado

    Autêntico "mestre encantado" do oud, esse antigo alaúde oriental tradicional que carrega em sua cabaça toda a herança musical do mundo árabe e islâmico, Anouar Brahem é um fenômeno, um verdadeiro concentrado de fecundos paradoxos: um clássico supremamente subversivo; uma paciência decididamente aberta ao mundo; um "passador de culturas" tanto mais inclinado a aventurar-se nos limites mais extremos de si mesmo, que bem entendeu nunca desistir um centímetro das exigências estéticas ao longo do tempo num profundo respeito à tradição.
    E é sem dúvida porque soube reconhecer desde o início esta complexidade que o funda como força, porque sempre procurou fazer deste enxame de influências e paixões díspares o próprio sujeito da sua obra e da sua criação, aquele Anouar Brahem , há quase quarenta anos, vem inventando a música à sua imagem, livre de qualquer "prisão domiciliar".

  • uk-canterbury-castle.jpg
    CENA MUSICAL DE CANTERBURY

    Com muitos outros tipos de música progressiva inglesa se desenvolvendo principalmente em Londres, pode parecer à primeira vista estranho que o antigo centro de peregrinação e a relativamente tranquila cidade catedral de Canterbury tenham se tornado o centro dessa forma muito inglesa de música progressiva e fusão de jazz. 

  • UNIVERSE.jpg
    UNIVERSE - UNIVERSE 1971, FABULOSO HARD/PROGRESSIVE

    A intrigante história do Universo é que a banda pouco conhecida estava dirigindo pela Noruega e depois de quebrar foi oferecida a assistência de um senhor que morava nas proximidades, que por acaso tinha um estúdio de gravação em sua casa. Verdadeiro ou não, seu único álbum é uma grande fatia do rock operário.

  • x10.jpg
    Xokleng: povo indígena quase dizimado

    Em pé, bugreiros posam com mulheres e crianças do povo Xokleng capturadas após ataque a acampamento.
    As tropas se deslocavam pelas trilhas à noite, em silêncio. Os homens, entre 8 e 15, evitavam até fumar para não chamar a atenção.Ao localizar um acampamento, atacavam de surpresa."Primeiro, disparavam-se uns tiros. Depois passava-se o resto no fio do facão", relatou Ireno Pinheiro sobre as expedições que realizava no interior de Santa Catarina até os anos 1930 para exterminar indígenas a mando de autoridades locais.Pinheiro era um "bugreiro", como eram conhecidos no Sul do Brasil milicianos contratados para dizimar indígenas (ou "bugres", termo racista que vigorava na região naquela época).

  • inocentes_nova.png
    INOCENTES...SEM CULPA NO TEMPO

    As performances poderosas e a postura firme da banda, logo a alçaram ao patamar de uma das porta-vozes do movimento. É famosa a frase escrita por Clemente em seu manifesto de 1982, “Estamos aqui para revolucionar a música popular brasileira, para pintar de negro a Asa Branca, atrasar o Trem das Onze, pisar sobre as flores de Geraldo Vandré e fazer da Amélia uma mulher qualquer”, eles foram uma das bandas mais solicitadas do movimento naquele momento, presentes em várias matérias de TV, revistas e no documentário “Garotos do Subúrbio” de Fernando Meirelles além de participarem do festival e da coletânea “O Começo do Fim do Mundo” no SESC Pompéia.

  • thesetrails.jpg
    These Trails - Same - 1973 - “ESSAS TRILHAS”

    These Trails foi um grupo de acid folk que lançou um disco muito raro em 1973. O lp foi lançado pela Sinergia e é provavelmente um dos melhores lps havaianos

  • unnamed (2).jpg
    Àspero, a viagem sonora de Dramón

    As experimentações intimistas e enigmáticas entre som ambiente, guitarras e loops de Àspero, o primeiro full que o Dramón lançou em março deste ano (Sinewave), ganharam releituras apenas com o instrumento elétrico de seis cordas em uma visual live session gravada em um rooftop de São Paulo.

  • tr.jpg
    Thiago Trosso e suas mil faces....

    Thiago ‘Trosso’ é um compositor, cantor e produtor brasileiro, radicado há seis anos em Londres. Desde 2003 faz parte da cena ska punk e reggae, um dos atuais integrantes da clássica banda curitibana Abraskadabra.Mas é no universo do indie pop que ele estreia em carreira solo, com o versátil e envolvente Saying Yeah, que chega às plataformas digitais pelo selo norte-americano 10 West, de Los Angeles.

  • s2.jpg
    Son of a Witch stoner doom nacional

    Como conta o músico e produtor Flávio França, Reverencing é um tributo a bandas que inspiraram e influenciaram o Son of a Witch. "Alguns já não estão entre nós, mas vivem eternamente nestes seres que foram tocados por suas obras", conta.Um é o medley sabático de 15 minutos, contendo versões de Snowblind, Black Sabbath e Into the Void, claro, do apoteótico Black Sabbath. Outra é uma versão da música Nutshell do Alice in Chains.

  • braian.jpg
    B r a i n b o x a mudança camaleônica...

    O Brainbox da Holanda foi fundado por Jan Akkerman em meados dos anos 60. Enquanto HP Lovecraft trocava de membros em torno do baterista, esta banda lançaria um disco com gente totalmente nova em 1972, intitulado Parts. No entanto, o Brainbox original tem qualidades que se assemelham um pouco ao anterior HP Lovecraft, e seu álbum homônimo é uma coleção valiosa de performances musicalmente diversificadas e ecléticas.

  • langsyne2.jpg
    “Langsyne”... sua musica e seu ácido psicológico alemão

    O único álbum de Lang'syne é um dos 10 álbuns folk-prog mais vendidos da Alemanha, junto com Holderlin's Traum, Emtidi, Borselmachine, Ougenmweide, Carol Of Harvest e alguns outros. Ao contrário da maioria do folk progressivo alemão, é cantado em inglês, o que é bastante triste, mas a qualidade das canções, bem como a musicalidade, mais do que compensa.A música é em sua maior parte acústica, mas às vezes totalmente elétrica, mas dando um toque mais parecido com as Ilhas Britânicas.

  • tab1.jpg
    Tab Benoit e seus blues descontraído...

    O guitarrista, cantor e compositor Tab Benoit mora perto de New Orleans, em Houma, Louisiana. Nascido em 17 de novembro de 1967, ele é uma das poucas estrelas em ascensão na cena do blues moderno. Durante a maior parte dos anos 1990 e 2000, ele trabalhou cada um de seus discos da maneira antiga, tocando em qualquer lugar e em qualquer lugar que ele e sua banda pudessem tocar. Ao contrário de tantos outros antes dele, Benoit entende que o blues não é um meio a favor das rádios de rock comercial , então, como conseqüência, ele combinou cada um de seus lançamentos com quantos shows ele pode tocar.

  • allison.jpg
    ALLISON RUSSELL
    Allison Russell corajosamente confronta traumas do passado na notável Outside Child , seu primeiro lançamento como artista solo. Uma referência experiente da cena musical de raízes norte-americanas, a cantora, compositora e multi-instrumentista surgiu no início dos anos 2000 como parte da eclética banda canadense Po 'Girl antes de se unir a seu marido, JT Nero , no folk duo Birds of Chicago .
  • allison1.jpg
    Cuby + Blizzards , também conhecido como Cuby & the Blizzards

    Cuby & the Blizzards , grupo de blues holandês , fundado em 1964 pelo vocalista Harry Muskee e o guitarrista Eelco Gelling . Durante a década de 1960, a mistura de som da banda, baseada em uma variedade de gêneros que incluíam blues e rock and roll , deu a eles um som pioneiro que era completamente diferente de qualquer outra banda holandesa no mesmo período.

  • MILHO VERDE.jpg1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg
    FOLIA DE REIS...EXEMPLO DA RESISTÊNCIA CULTURAL: "Um país sem cultura é um país sem educação

    Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis (em Portugal diz-se Reisada ou Reiseiros, é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.