viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

Cais Mauá em Porto Alegre é movimento de resistência

Refletindo e ouvindo do "The Grateful Dead" o álbum "Working Man's Dead", de Junho de 1970, sobre o Cais Mauá em Porto Alegre, chego à conclusão que é um movimento de resistência, dentre muitos que existem pelo Brasil e pelo mundo. Uma saída é o exemplo do Instituto Cultural Inhotim (ICI), que pode ser a resposta..."é público, mas é privado”. Quem sabe?

cais 1800px-Porto601737_89.jpg

O Cais Mauá é porto fluvial de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, cujas características especiais o fizeram ser protegido pelo Patrimônio Histórico Nacional e Municipal. O pórtico central e os armazéns A e B foram tombados pelo IPHAN em 1983, assim como o seu entorno, e a proteção foi reforçada pelo tombamento municipal do restante do conjunto em 1996, incluindo as gruas para movimentação de carga, que correm em trilhos metálicos na base da estrutura do telhado, os enormes guindastes ao longo do cais e o pavimento de granito.

cais foto.jpg

A importância histórica do Cais Mauá reside no fato de sua construção resultar de um grande esforço conjunto entre o governo e a sociedade gaúcha, que se empenhavam, no início do século XX, para modernizar a capital e incrementar a economia. O projeto do Cais foi inovador nos aspectos de higiene, funcionalidade e estética.

cais foto1.jpg

Cais Mauá e a Usina do Gasômetro que foi desativada em 1970, entrando a partir daí, em processo de deterioração. Pensou-se em demoli-la, mas houve reação e resistência da sociedade, foi tombada e transformada em centro cultural é uma das áreas mais procuradas e visitadas pela população de Porto Alegre, nos fins de semana mais agradáveis aberta e gratuita ao publico, formam complexo arquitetônico cultural e paisagístico.

usina.jpg

Tornou-se um grande centro cultural da cidade, sendo palco das mais diversas manifestações artísticas como teatro, dança, pinturas, etc. Mais significativos como área de integração e sua bela vista panorâmica do Guaíba o encanto da paisagem ambiental. É um dos pontos mais tradicionais para ver o pôr-do-sol da cidade, às margens do Lago Guaíba.

usinadogasometro.jpg

Quando integrantes de movimentos sociais que solicitam ao poder publico esclarecimentos sobre o Projeto Caís Mauá que faz parte das atividades culturais do evento, como o debate “A cidade que queremos”, no Santander Cultural na tradicional Feira do Livro em Porto Alegre, ao final, os participantes fizeram uma caminhada que deveria ser encerrada na beira do Guaíba. Esbarraram no guarda no portão principal que já foi porta de entrada e saída de Porto Alegre.

downloadcais.jpg

RESPOSTA DO VIGILANTE QUE BARROU A ENTRADA: "É PÚBLICO, MAS É PRIVADO" OU “AQUI NÃO PODE ENTRAR, É ÁREA PRIVADA”.

Ativistas-São-Barrados-no-Cais-por_Ramiro-Furquim_OAF8964_0004.jpg

A grande questão do Projeto do Caís Mauá começa o que "é público, mas é privado”, na questão das reivindicações de movimentos organizados da sociedade, quando reivindicam maiores informações a respeito de projetos de caráter privado publico.

cais-maua-de-todos-logo.jpg

Podemos considerar que espaço público é considerado como aquele que seja de uso comum e posse de todos. Entendendo-se a cidade como local de encontros e relações, o espaço público apresenta, em seu ambiente, papel determinante. É nele que se desenvolvem atividades coletivas, com convívio e trocas entre grupos diversos que compõem a heterogênea sociedade urbana.

maxresdefault cais.jpg

A paisagem ambiental, do Cais Mauá, e as reivindicações dos movimentos de preservação é que as propostas devem ser tratadas de forma integradora em seu planejamento, possibilitando resgatar seus marcos naturais e sociais. 

ocupa-cais-maua-post-cover1.jpg

Há inúmeros exemplos que evidenciam a tendência brasileira, que pode ser mudada considerando a paisagem como categoria de análise espacial e de planejamento.O Cais Mauá, patrimônio histórico da cidade e um dos principais espaços público para a população tem suas portas fechadas desde 2013.

ocupa-cais-maua-post-cover.jpg

Acessar Video.

https://www.youtube.com/watch?v=lmheI6wwS5o

Publicado em 30 de jun de 2015

Atualmente a gestão do meio ambiente urbano representa um desafio complexo para as sociedades contemporâneas. Pois, não se trata apenas de considerar a preservação dos recursos ambientais, mas também de assegurar condições de vida digna à população, de modo a garantir que parcelas da sociedade não sejam excluídas do processo. 

Cais-Mau--0.jpg

Tanto o meio ambiente natural, quanto o meio ambiente transformado, é resultado da ação do homem e da sociedade, assim deve ser entendido como, meio ambiente social. Além disso, tendo como base a apropriação do solo urbano, a mesma acabou desencadeando uma série de problemas, dentre os quais, a ocupação e exploração inadequada do ambiente natural urbano.

Cais-Mau--.jpg

Na atual gestão do Cais Mauá não existe nenhum movimento e animação pessoas circulando e atividades para a população o direito de conhecer e ocupar o espaço de forma dinâmica, imaginado que o conceito que se refere a tudo o que podemos perceber utilizando os nossos cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição).

foto7.jpg

 

È necessário, portanto, reavaliar os ambientes cujos valores o passado já tenha consagrado como indispensáveis ao equilíbrio emocional e crescimento cultural do homem. Em sendo assim, propomos podermos ultrapassar a nossa realidade e tentar atribuir novas perspectivas, não contempladas nas avaliações do projeto:

foto9.jpg

Mobiliário urbano, elementos e pequenas construções integrantes da paisagem urbana, de natureza utilitária ou não, implantada mediante autorização do poder público, em espaços públicos e privados, telefones públicos, caixas de correios, bancas de jornal, e outros.

foto10.jpg

Equipamentos Urbanos públicos e privados, de utilidade pública, destinada a prestação de serviços necessários ao funcionamento da cidade, implantados mediante autorização do poder público, em espaços públicos e privados, parques, auditórios, estacionamentos e outros.

Acessibilidade como espaço, edificação, mobiliário ou elemento que possam ser alcançado, visitado ou utilizado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com deficiência para a acessibilidade física, como na comunicação e sinalização.

As barreiras arquitetônicas ambientais que causam impedimento da acessibilidade, natural ou resultante de implantações arquitetônicas ou urbanísticas. Caís Mauá.

foto12.jpg

A valorização de um projeto passa pela qualidade de vida urbana acessível à condição que cumpre um ambiente, espaço ou objeto para ser utilizado por todas as pessoas. Esta condição é um direito universal, pois a referencia a todas as pessoas no plural, se associa a uma realidade essencial: a diversidade característica do ser humano.

foto14.jpg

Revitalizar a área passa pelo desenho universal que visa atender à maior gama de variações possíveis das características antropométricas e sensoriais da população. E tem por base a ideia de produtos e espaços que atendam a toda uma gama de capacidades e habilidades.

Cais Mauá se insere como Parque urbano que é uma área com função ecológica, estética e de lazer, no entanto, com uma extensão maior que as praças e jardins públicos. Recordamos que o Art. 8º, § 1º, da Resolução CONAMA Nº 369/2006, considera-se área verde de domínio público "o espaço de domínio público que desempenhe função ecológica, paisagística e recreativa, propiciando a melhoria da qualidade estética, funcional e ambiental da cidade, sendo dotado de vegetação e espaços livres de impermeabilização".

foto18.jpg

Existem outras formas de modelo de negocio como Inhotim em Minas Gerais espaço em contínua transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Inhotim é uma instituição comprometida com o desenvolvimento da comunidade onde está inserida, ativamente da formulação de políticas para a melhoria da qualidade de vida na região, seja em parceria com o poder público ou com atuação independente.

Inhotim1.jpg

As atividades desenvolvidas em Inhotim são promovidas pelo Instituto Cultural Inhotim (ICI) - uma associação dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos, de caráter cultural, com autonomia administrativa e financeira. O ICI é uma associação apta à captação de recursos públicos ou privados por meio de projetos de lei de incentivo à cultura.

Inhotim.jpg

Considerado o maior centro de Arte Contemporânea do mundo, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, pequena cidade localizada em Minas Gerais, é um grande exemplo de resistência e perseverança quando o assunto é o mundo artístico. Há 10 anos, o Inhotim recebe visitante e galerias do mundo inteiro, e sempre procurando relacionar a Arte com a Natureza, uma das ideias principais do Instituto, que também abriga um Jardim Botânico nas suas instalações.

Semana-do-Meio-Ambiente-no-Inhotim.jpg

Cais Mauá é movimento de resistência, a única certeza pelo fato de manter-se preservado, na verdade é um conjunto de iniciativas levado a cabo por um grupo de pessoas e instituições, que defendem politicamente e publicamente a questão cultural e ambiental na luta contra um invasor que é projeto de pouca expressividade que não respeitam a Área de Preservação Ambiental do Cais Mauá.

cais_porto a.jpg


GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //GCosta