viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

REFLEXOS FUTUROS DA INTOLERÂNCIA RACIAL

Skinhead Attitude: reflexos da intolerância racial.

a835dbbc4f.jpg

Skinhead é  cultura originária dos jovens da classe operária no Reino Unido no final dos anos 1960 e, mais tarde, espalhada para o resto do mundo. Chamados desta forma devido ao corte de cabelo, os primeiros skinheads se originaram dos "mods" britânicos, e foram fortemente influenciados pelos "rudes boys", jamaicanos que imigraram para a Inglaterra nessa época, em termos de moda, música e estilo de vida.

Skinhead era, originalmente, baseada nestes elementos, e não na política nem em questões raciais. No final dos anos 1970, entretanto, a raça e a política viraram fatores determinantes, gerando divergências e divisões entre os skinheads. O espectro político dentro da cena skinhead abrange da extrema-direita à extrema-esquerda, apesar de muitos skinheads serem apolíticos.

Skinhead Attitude é um documentário do diretor suíço Daniel Schweizer, realizado em 2003, que apresenta a história do movimento skinhead desde sua origem no final dos anos 60, e um estudo sobre a atual cultura dos diferentes ramos contemporâneos na Europa, Estados Unidos e Canadá, que vai desde os skinhead antirracistas que, simplesmente, amam a música e a moda, até os "boneheads" da extrema-direita neonazista. 

Duração: 88 min País de origem: Suíça, França, Alemanha.Ano de Lançamento: 2003

3062012577_1_3_Wnz1INkd.jpg

O documentário realizado em diversos países europeus e Estado Unidos, procura mostrar as diversas facetas do movimento skinhead através de imagens de seu cotidiano e entrevistas com participantes do grupo. A fim de desmistificar o conceito que se têm do skinhead como, necessariamente, adepto do neonazismo e praticante de atos terroristas, o filme mostra diferentes pessoas que possuem diferentes visões sobre o movimento.

O diretor Daniel Schweizer realizou viagens para a Alemanha, Polônia, Suécia, França, Inglaterra e País de Gales, além dos Estados Unidos e Canadá, percorrendo diversas cidades e fazendo entrevistas com skinheads que vão de artistas a desempregados, esclarecendo que visão do movimento é predominante nessas regiões, e quais grupos atuam nelas.

108219_content.jpg

O início do documentário foca mais na música skinhead, com depoimentos de artistas consagrados no gênero, membros de bandas como Bad Manners, The Opressed, Laurel Aitken e Scrapy.

1255836890528_f.jpg

 

A medida que o documentário vai avançando pelos países, adquire tons mais obscuros, passando a abordar questões como a influência do neonazismo, mostrando entrevistas com skins que o repudiam, como também com adeptos do racismo e violência que justificam seu ponto de vista e proclamam ódio aos que não seguem a mesma doutrina.

n508686536_374633_8909.jpg

 

Do estilo musical até os aspectos mais graves da cultura skin, como o assassinato de dois amigos ocorrido em Las Vegas, devido à rivalidade de grupos, o documentário traz a questão skinhead de modo imparcial, porém sem deixar de levantar a pergunta: até que ponto chegará a violência sob a justificativa de um ideal?

 

77250.jpg

Skinhead Attitude mostra a importância de prestar especial atenção às manifestações de racismo, discriminação, xenofobia e intolerância às quais vem sendo expostos os mais jovens e outros grupos vulneráveis (com o recrudescimento do neonazismo, neofascismo e outras ideologias nacionalistas violentas - veiculadas por meios de comunicação, como a Internet), males esses que se incluem entre as causas básicas dos conflitos armados, entre as suas consequências.

ayoub.jpeg

 

Não podemos ignorar que o desenvolvimento socioeconômico de muitos povos e nações com conflitos internos generalizados, com medidas ausentes  favoreçam a inclusão e a participação na economia mundial, e que seus aspectos mais diversos, os que envolvem o fenômeno da globalização, apresentam, atualmente, inegável e inimaginável influência do racismo, da discriminação, da xenofobia e da intolerância racial.

Skinhead Attitude (2003).8.jpg


GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //GCosta